Educação suspende Greve em Goiânia; categoria aguarda que prefeito cumpra acordo

Por Antonio Oliveira


Assembleia suspensa em 14 de março, ocorrida em frente ao Paço Municipal de Goiânia, em que a categoria recusou a proposta de 300 reais de aumento do auxílio transporte, teve continuidade nesta segunda-feira, 18, com a prefeitura rejeitando a contraproposta de 500 reais

Mas desta feita em frente à casa executiva de Rogério Cruz o imbróglio se definiu com a ajuda do Vereador Anselmo Pereira, das vereadoras Kátia Maria e Sabrina Garcez e do Sintego, através de sua presidente e Deputada Estadual Bia de Lima, chegando a um acordo construído ainda na sexta-feira, 15, o qual consta um aumento no auxílio transporte de 350 reais, aceleração dos processos dos Administrativos quanto às progressões e dos processos para recebimento dos trinta por cento referente ao incentivo funcional para os servidores na função de auxiliares de atividades educativas.

Mas esta só seria válida com o fim imediato da greve, todavia foi pedido no acordo em contrapartida que seja acelerado o processo para aprovação de tais medidas.

Portanto o Sintego pediu que o projeto seja sancionado esta semana ainda ou mais tardar até na próxima segunda-feira, dia 25, o que foi aceito pelos presentes nesta construção do acordo.

Tais propostas foram levadas à categoria nesta segunda e os servidores aceitaram em votação depois de muitos esclarecimentos e discussões, inclusive votando pela suspensão da greve até a próxima segunda-feira e caso o prefeito não sancione e promulgue a lei, então o sindicato conclamará nova assembleia com todos os servidores administrativos.

A Presidente do Sintego em entrevista esclareceu alguns detalhes:

O Centroeste: A categoria votou pela suspensão da greve, por que não o fim da greve, já que aceitaram a proposta?

Bia de Lima: A categoria quer que a Lei seja aprovada e sancionada rapidamente, motivo pelo qual nos suspendemos, acreditando que a prefeitura vai encaminhar esta semana para a câmara para ser votada rapidamente e assim sancionada pelo prefeito. E se caso isso não ocorrer, então a greve será retomada, uma vez que não foi finalizada.

O Centroeste: A Senhora acredita que desta vez o prefeito realmente vai honrar e cumprir em tempo hábil?

Bia de Lima: Sim, eu acredito, até porque, o trabalho e o esforço que tanto o SINTEGO quanto a categoria está fazendo com vários atores entre eles o líder do prefeito na Câmara, o Vereador Anselmo Pereira, as Vereadoras Kátia Maria e Sabrina Garcez, têm ajudado muito nesta articulação e eu penso que ficou uma proposta importante. Pois não pesou no limite prudencial. Então não tem motivos da prefeitura não votar rapidamente a matéria, ou seja, esta semana ou mais tardar a semana que vem nós teremos isso resolvido.

O Centroeste: Não pesa no limite prudencial porque este valor entra como verba indenizatória?

Bia de Lima: Justamente e neste sentido, como não vai pesar, não vejo porque não cumprir e acredito que vai cumprir sim. Por este motivo estou tranquilizando a categoria que está muito angustiada, com medo de não ter tempo para a proposta ser sancionada dentro dos prazos. Mas, eu particularmente acredito que vai sim ser cumprida.

Com a fala abaixo a presidente do Sintego fechou a assembleia, a qual classificou como positiva para as conquistas desta categoria não só em Goiânia, mas para todos os servidores administrativos do Estado de Goiás de forma enfática, também agradeceu todos os atores envolvidos nesta luta como os já mencionados nesta matéria, e também a Vereadora Aava Santiago.

"Quem não luta não conquista, então parabéns a todos os companheiros administrativos da educação por esta importante conquista que vai não só ajudar aqui na carreira dos Administrativos de Goiânia, mas com certeza abre muitas outras possibilidades para os administrativos de todo o Estado de Goiás. 
Nós vamos fazer o acompanhamento da votação na Câmara e o Sintego também está cobrando a Data-Base de 2023 que vence agora em março. Amanhã dia 19 de março de 2024 a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) está chamando o Brasil para mobilização por conta da carreira dos administrativos da educação do País inteiro. Portanto acho que é muito importante, parabéns à todos e todas, muito obrigada e sigamos juntos e vamos em frente", encerrou Bia de Lima.

Já os Servidores Administrativos apesar de terem concordado e votado com a maioria a favor das medidas propostas, ficam com um gosto amargo por não terem conquistado o Plano de Carreira, ao menos conseguiram uma "besteirinha" mas sentem um certo receio quanto ao cumprimento deste, todavia retornarão às suas unidades a fim de cumprirem com suas jornadas diárias de trabalho em atendimento às nossas crianças goianienses.


Confira mais do Colunista Antonio Oliveira AQUI

#Jornalismo #oCentroeste #Greve #PrefeituradeGoiania #Sintego #EducacaonaRua


Seguir no Instagram

Postar um comentário

Comentários