Alego analisa projeto que sugere mudar nome de Aparecida de Goiânia; estadualização de rodovias e uso do Pix no transporte público também estão na pauta


Presidida pelo deputado Dr. George Morais (PDT), a Comissão de Serviços e Obras Públicas (CSOP) do Parlamento goiano irá se reunir nesta terça-feira, 2, às 13h30. Na pauta, constam cinco projetos de lei, um para apreciação e os demais para distribuição. O encontro será realizado na sala das comissões do Palácio Maguito Vilela, Alego


A proposta do deputado Paulo Cezar (PL) para alterar o nome do município de ‘Aparecida de Goiânia’ para apenas ‘Aparecida’ está entre os projetos que serão entregues à relatoria de um dos membros da CSOP. Protocolada sob o nº 1950/22, a iniciativa visa estimular que a cidade consolide sua própria identidade, desvinculando-se da capital.

Segundo o texto, o território que era vila, tornou-se distrito e, posteriormente, município, já teve diversos nomes. Em 1963, com a emancipação política, recebeu o topônimo de Aparecida de Goiânia, que “não é consenso entre os moradores do município, visto que proporciona uma identificação com Goiânia”. O projeto prevê ainda que seja realizado, antes da votação pelo Plenário, um plebiscito para ouvir a opinião dos moradores do município.

Os integrantes da comissão vão analisar também a matéria de nº 8358/21, assinada pelo presidente da Casa, Bruno Peixoto (UB), que sugere estadualizar a estrada vicinal de Uirapuru que liga o distrito de Vila Sertaneja a Nova Crixás. O relator da iniciativa na CSOP, Talles Barreto (UB), emitiu parecer pela aprovação, o qual será votado na reunião desta terça.

“A referida estrada liga dois distritos e precisa urgente de manutenção. Devido ao alto custo, fica inviável para os municípios de Uirapuru e Nova Crixas realizar essa obra”, explica Bruno Peixoto na justificativa. O projeto nº 960/22, de Wagner Neto (Solidariedade), pleiteia estadualizar o mesmo trecho e, por isso, está vinculado ao texto em pauta.

Duas proposituras a serem distribuídas para relatório na CSOP tratam também de proposta para estadualização de rodovias. O deputado Virmondes Cruvinel (UB) requer a mudança no trecho de 7,5 quilômetros que liga Perolândia e Caiapônia e, Talles Barreto, no de aproximadamente 40 quilômetros que conecta Amaralina a Bonópolis.

Por fim, também estará em distribuição também o projeto de Wilde Cambão (PSD) para instituir que as concessionárias e permissionárias de transporte público intermunicipal, no âmbito de Goiás, permitam que os pagamentos de passagem possam ser realizados via pix.

Conforme justificativa do parlamentar, a ferramenta de pagamento eletrônico instantâneo pode facilitar a locomoção e trazer mais segurança aos usuários do transporte público, “irá facilitar a vida de muitas pessoas, que preferem não portar dinheiro em espécie, por questão de segurança”.

O Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões e reuniões da Casa. A população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta) e pelo canal do Youtube.

Informações da Agência Assembleia de Notícias
__________


Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscreva

Postar um comentário

Comentários