Professores são agredidos e presos em Goiânia


Prefeito de Goiânia foi inaugurar novo CMEI no Loteamento Areião nesta quinta-feira, 31, tendo sido recepcionado, de forma acalorada com palavras de ordem, na frente da instituição por professores e demais trabalhadores da Rede Municipal que se encontram em Greve


Durante a estadia de Rogério Cruz no interior do CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) Vila Areião os manifestantes permaneceram entoando palavras de ordem, segurando faixas e cartazes, além de abordar a população a fim de explicar os motivos do "ato" e da greve em si.

Ao final do evento quando Rogério Cruz se dirigia para seu carro, os professores chegaram mais perto do veículo entoando palavras de ordem, mas foram impedidos de se aproximarem pela GCM (Guarda Civil Metropolitana de Goiânia) e por seguranças a paisana do prefeito.

Neste momento houveram insultos e empurrões das partes quando de repente um dos seguranças a paisana do Prefeito Rogério Cruz partiu para cima do professor Renato Régis, da rede pública do município, que imprimiu fuga e sentindo-se acuado subiu no carro do Prefeito que estava à sua frente sendo perseguido pelo referido segurança que também subiu, amassando o teto do veículo. No momento o Prefeito ainda não estava dentro do carro.

Logo após o prefeito entrou no carro e se evadiu do local com sua esposa, mas dentro do CMEI ficaram a 
presidente do Sintego, professora Bia; o Secretário de Educação Wellington Bessa; a Vereadora Gabriela Rodart, entre outros, que faziam parte da comitiva do prefeito no evento de inauguração.

A partir daí a confusão generalizada começou e professores foram agredidos quando tentavam impedir que o Professor Renato fosse massacrado pelo GCM e desta feita o professor Hugo Rincon também se tornou presa da truculência exacerbada.

Além deles, a Professora Juliana levou um soco de um GCM de forma covarde, outros professores foram agredidos conforme imagens do momento em que empurrões, socos, pontapés e gás de pimenta fizeram parte das agressões impostas.

Confira no Vídeo 👇👇


A truculência da GCM foi além das medidas de contenção aos ânimos em que um segurança dispara sua arma e isso acirrou ainda mais o enfrentamento. Apesar dos esforços e falas dos professores, Renato e Hugo foram algemados e levados para dentro do camburão da ROMU e encaminhados para Delegacia na Cidade Jardim.


Muitos profissionais foram até a delegacia em forma de protesto do autoritarismo da prefeitura tratando os professores como marginais.

A Vereadora Gabriela Rodart deu entrevista a esta coluna em que acredita que o Executivo precisa urgentemente alinhar uma proposta digna para categoria e após a entrevista em que o Bessa se dirigia para ir embora, ambos retornam para dentro da instituição.

O Comandante Paranhos, da GCM, também falou do ocorrido e enfatizou que o prefeito está aberto ao diálogo com a categoria e que as prisões dos professores se devem a danos ao patrimônio público, ou seja, o carro do prefeito que estava a frente do Professor Renato Régis.

Abaixo trechos da Nota de Repúdio da Adufg

"A Diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) manifesta seu total repúdio à prisão arbitrária dos dois professores da rede municipal de ensino de Goiânia, durante manifestação na inauguração do CMEI Vila Areião". Para o Adufg, trata-se de mais um duro ataque ao direito de livre manifestação dos docentes, que aguardavam o prefeito Rogério Cruz para exigir o agendamento de uma data para negociação de proposta de reajuste salarial.

Para o Adufg-Sindicato, o direito à liberdade de expressão é fundamental em uma sociedade democrática e justa. Não preservar esse direito leva a construção de uma sociedade baseada no medo, de pensamento único e remontado à situações que levaram outras sociedades rumo ao fascismo. Portanto, a diretoria do Adufg-Sindicato pede a imediata libertação dos dois professores.

Goiânia, 31 de março de 2022, Diretoria do Sindicato dos Docentes

Professores soltos

Os professores Renato Régis e Hugo Rincon foram liberados por volta das 16 horas.

Por Antonio Oliveira - Colunista O Centroeste

Postar um comentário

Comentários

  1. Foi um desrespeito da administração pública agir daquela forma conosco. Temos o direito constitucional à greve e à livre manifestação. O prefeito em nenhum momento se propôs a negociar com a categoria. Esse prefeito mente e fere a nossa dignidade. #forarogeriocruz

    ResponderExcluir