Asteroide "perigoso" passa perto da Terra neste sábado


A agência espacial americana diz que o corpo celeste estará próximo o suficiente para merecer rótulo de alerta

Um asteroide do tamanho do arranha-céu Empire State Building, em Nova York — cerca de 381 metros de altura e 560 metros de diâmetro — vai passar perto da Terra neste sábado (10). As informações são do canal americano Fox News.

Segundo especialistas da Nasa, a agência espacial americana, o objeto — chamado de 2006 QQ23 — está perto o suficiente para ganhar o rótulo oficial de "potencialmente perigoso".

Essa é uma das passagens mais próximas da Terra que já identificamos. E é um dos grandes — diz também o professor da Universidade Monash, uma das maiores da Austrália, Michael Brown.

Apesar disso, a própria Nasa garante que não há motivos para preocupação: o 2006 QQ23 não representa risco de impacto com a Terra.

A rocha espacial está em órbita no Sistema Solar desde 1901. Em janeiro de 2017, já havia passado próximo do nosso planeta. Segundo os pesquisadores, o asteroide é considerado lento para o padrão dos corpos celestes, viajando a uma velocidade de 16.737 km/h. Para efeito de comparação, o 2019 OK, que transitou próximo da Terra, tinha velocidade de 70.000 km/h.

O choque de um asteroide com a Terra não é pura especulação. A Nasa e a SpaceX, do executivo Elon Musk, firmaram recentemente parceria para que a empresa forneça serviços de lançamento para a missão DART (Teste de Direcionamento de Duplo Asteroide), a primeira a demonstrar a capacidade de desviar um asteroide colidindo com ele uma espaçonave em alta velocidade.

Publicidade
Inscreva-se


TWITTER

InstagramSiga nosso Instagram

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários