Campanha de enfrentamento ao bullying

Cartaz de divulgação da campanha contra o bullying
Inserida como uma das ações do projeto Paz na Escola, iniciado no ano passado pelo Centro de Apoio Operacional (CAO) da Educação do Ministério Público de Goiás, já está no ar, nos meios de comunicação do Estado, a campanha institucional de conscientização e enfrentamento ao bullying no ambiente escolar. Concebido pelo CAO, com apoio da Assessoria de Comunicação Social, o projeto de caráter educativo envolve ainda uma mobilização das promotorias de justiça de todo o Estado no sentido de expedirem recomendações às unidades de ensino visando à adoção de medidas que promovam a pacificação do ambiente escolar.

Conforme explica a coordenadora do CAO, Liana Antunes Tormin, no âmbito da divulgação institucional, a campanha inclui um vídeo para televisão, spots de rádio, material para redes sociais e cartazes. O projeto, porém, desdobra-se em ações na esfera de atuação institucional, como o envio às promotorias de uma minuta de recomendação, com sugestão para que seja encaminhada às escolas da rede pública, orientando a adoção de medidas visando ao combate à violência e ao bullying no ambiente escolar. O CAO Educação também colocou à disposição dos membros do MP slides para palestras.

O material da campanha educativa busca chamar a atenção para a necessidade de não se calar diante de atos de violência como o bullying e também procura despertar o engajamento e a união de forças dentro das escolas para mudar a situação e promover a cultura da paz.

Semana contra o bullying

Liana Tormin explica que, visando potencializar os resultados desse trabalho, está sendo planejada para a primeira semana de abril uma ampla mobilização institucional no Estado, como programação comemorativa à Semana Estadual de Combate ao Bullying e ao Cyberbullying nas escolas da rede pública e privada da educação básica. Essa data foi instituída no calendário oficial de Goiás pela Lei nº 17.696/2012.

A coordenadora do CAO Educação observa que a campanha contra o bullying foi idealizada com o objetivo de atender a uma demanda crescente registrada nas promotorias de Justiça, como decorrência do aumento de casos de violência no ambiente escolar. Segundo a promotora, os episódios ocorridos em Goiás em 2017 reforçaram essa percepção e contribuíram para a articulação do CAO na execução do projeto.

Liana Antunes adianta que a campanha pela Paz na Escola terá ainda outros desdobramentos ao longo deste ano. E recorda que uma das primeiras ações do projeto foi o concurso que premiou 12 escolas por projetos pedagógicos de inclusão digital e incentivo à cultura da paz.

A.C.Social do MP-GO
Post: Lucieni Soares

Postar um comentário

Comentários