Aparecida realiza nesta quarta o Seminário “Entre vozes e silêncios: o valor da vida”



Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove a 3ª edição do Seminário Setembro Amarelo com o tema: “Entre Vozes e Silêncios: O Valor da Vida”, nesta quarta-feira, 3 de setembro


A mobilização visa fortalecer a prevenção ao suicídio, ampliar a conscientização sobre saúde mental e promover estratégias de cuidado e acolhimento.


O evento é realizado pela cooperativa de Saúde Mental da SMS e o Núcleo de Cuidados em Saúde Mental, das 8h às 17h, no Anfiteatro Municipal de Aparecida de Goiânia, na Rua Louvre, Residencial Village Garavelo.


O seminário faz parte das ações do Setembro Amarelo em Aparecida, campanha mundial de valorização da vida, e reúne especialistas em Saúde Mental, bem como profissionais de diferentes áreas e a comunidade em geral para debater o impacto do suicídio, identificar fatores de risco e apresentar instruções eficazes.


O evento conta com palestras, momentos interativos e mesas de discussão. No período da manhã serão abordados temas como a compreensão do suicídio, com a médica psiquiatra, Lorena Machado Bueno; O comportamento suicida encoberto, apresentado pelo médico psiquiatra, Wesley Oliveira; e o gerenciamento de crise suicida, com a psicóloga, Liliam Dayrell, e o médico especialista em saúde mental, Rodolfo Araújo.


No período da tarde, os trabalhos terão foco na adolescência e risco suicida, com a psicóloga, Alessandra Póvoa, e a médica especialista em saúde mental, Grécia Silva Melo; A influência das redes sociais no pensamento suicida, com a médica especialista em saúde mental, Maria Fernanda; e intervenções terapêuticas para suicídio, apresentadas pelo médico psiquiatra, Murilo Henrique.


Após as palestras, toda a plateia poderá fazer perguntas, dividir experiências e debater encaminhamentos até o fim das atividades, às 17h.


A coordenadora de Saúde Mental da SMS, Thatyane Mendanha, destaca que o evento reafirma o trabalho da pasta na promoção de políticas públicas, na conscientização social e na qualidade dos serviços prestados à população.


O Seminário é mais um momento de integração entre profissionais e usuários e para combater a desinformação, o preconceito e engajar a prevenção ao suicídio com a identificação de sinais de alerta, como oferecer ajuda e onde buscar acolhimento profissional”, enfatizou o coordenadora.


Como se inscrever


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf471SxC7luXwXxl-a_D_2g4v_r5gkarntV000Mffy3y36Owg/viewform

Postar um comentário

Comentários