Ministério da Saúde anuncia em Aparecida de Goiânia novo protocolo nacional de rastreamento do câncer do colo do útero nesta sexta-feira, 15


 Iniciativa marca uma nova etapa no enfrentamento à doença e prevê exames mais precisos, com maior comodidade e segurança para as mulheres


A Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Luzia, em Aparecida de Goiânia, será palco, nesta sexta-feira (15/08), às 10h, do anúncio do Novo Protocolo e Diretrizes para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero, promovido pelo Ministério da Saúde (MS). A ação integra o programa Agora Tem Especialistas, que visa ampliar o acesso da população a exames especializados no Sistema Único de Saúde (SUS).


O evento contará com a presença do Secretário Executivo Adjunto do Ministério da Saúde, Nilton Pereira Junior, representando o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além do vice-prefeito João Campos, do secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, e gestores da SMS de Aparecida.


A nova diretriz traz como principal inovação a incorporação ao SUS do teste molecular de DNA-HPV, método mais sensível e eficaz que o tradicional exame de Papanicolaou, permitindo a detecção precoce de infecções por HPV de alto risco, principal causa do câncer do colo do útero. Com isso, será possível ampliar o intervalo entre exames para até cinco anos, garantir maior precisão nos resultados e oferecer uma abordagem mais humanizada e acessível às mulheres.


Segundo o secretário Alessandro Magalhães, a nova estratégia representa um avanço significativo na política de prevenção e rastreamento da doença. “Trata-se de uma medida que melhora a eficiência dos exames, amplia a proteção da população feminina e fortalece a nossa rede de cuidados preventivos”, afirma.


Já o superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção, ressalta que Aparecida de Goiânia foi um dos 12 municípios brasileiros escolhidos para o anúncio simbólico do novo protocolo em razão de sua robusta rede de Atenção Primária, que já alcança cerca de 70% da população. “Temos estrutura, equipe e compromisso para implementar essa nova tecnologia com responsabilidade e efetividade”, destaca.


Durante o evento, o município receberá os primeiros kits do exame de DNA-HPV, e a implementação será feita de forma gradual, até setembro, conforme chegada de insumos e alinhamento técnico-operacional. A iniciativa também se articula com outras estratégias de prevenção já em curso, como a vacinação contra o HPV.


Postar um comentário

Comentários