Bolsonaro será Julgado por Tentativa de Golpe de Estado a Pedido da PGR


Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou documento com 517 (quinhentos e dezessete) páginas pedindo a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 07 (sete) acusados, ao Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe e outros crimes


Jair Bolsonaro pode ser preso caso seja considerado culpado pelas acusações. O caso envolve a tentativa de golpe de Estado e agora cabe ao plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidir pela abertura formal do processo penal. Se aceita a denúncia, o próximo passo será a coleta de provas e a condução das audiências para julgar o mérito das acusações.

Cabe ao Ministro Alexandre de Moraes a responsabilidade do julgamento em conjunto com outros quatro ministros da primeira turma do STF. Entretanto a defesa de Bolsonaro pleiteia o julgamento no plenário da corte do STF, todavia rejeitado pelo presidente Ministro Luís Roberto Barroso.

Considerando que caso haja condenação de Bolsonaro aos crimes ora imputados pela PGR , pode chegar a 43 anos de prisão, embora segundo a legislação não possa passar de 35 anos. E acontecendo a condenação sendo esgotados todos os recursos previstos, o cumprimento da prisão pode exigir negociações complexas.

Se condenado Bolsonaro seria o quarto ex-presidente do Brasil preso nos últimos anos, tendo Fernando Collor recentemente preso por corrupção passiva e lavagem de dinheiro a oito anos e dez meses de prisão domiciliar usando tornozeleira eletrônica. Já Michel Temer em 21 de março de 2019 ficou preso 01 (um) dia por ocasião da Operação Lava jato. E o então presidente Lula que ficou preso por 580 (quinhentos e oitenta) dias sendo preso em 07 de abril de 2018, tendo sido condenado a nove anos e seis meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Se configurando a decisão do STF em condenar Bolsonaro, impor-se-á significativas mudanças ao cenário politico do Brasil. Pois estamos a pouco mais de um ano para a escolha do próximo governante do País e o impacto no lado bolsonarista tende a se romper mais do que já acontece neste momento.

Por Thony Oliveira (Antonio Oliveira), colunista O Centroeste / Imagem: Pedro Ladeira/Folha



Seguir O Centroeste no Instagram

Postar um comentário

Comentários