O prefeito de Goiânia Sandro Mabel entregou, nesta segunda-feira (12/5), mais de 200 novos itens de mobiliários para modernização da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noroeste, que fica no Jardim Curitiba. Mabel destaca que a troca desse mobiliário, além de proporcionar mais conforto para os trabalhadores, demonstra um cuidado maior com a população. “Saúde é nossa prioridade e estamos trabalhando para cuidar de quem precisa”, afirma.
Sandro Mabel destaca ainda que a atual gestão já conseguiu melhorar a escassez recorrente de remédios e insumos na rede municipal de Saúde, além do chamamento de novas pessoas para reforçar o quadro de colaboradores das unidades de saúde, proporcionando mais agilidade no atendimento. O prefeito ainda pontuou o reforço na aquisição de novas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para evitar novas sobrecargas na rede municipal.
“A nossa sala vermelha aqui da UPA funciona também com todos os medicamentos, a condição de estabilizar o paciente, coisa que não se tinha. A gente contava com uma sala vermelha, mas não tinha nada para fazer na sala vermelha. Hoje, você tem uma condição e nós temos procurado que nenhum paciente grave durma na sala vermelha, que seja transferido, internado, vá para algum outro local e não fique aqui”, reforça.
O prefeito Sandro Mabel também anunciou uma atenção especial às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que leva atendimento inicial e preventivo aos goianienses. O objetivo é fazer com que o trabalho de acompanhamento seja reforçado para evitar que haja uma sobrecarga nas unidades emergenciais com atendimentos ambulatoriais.
“O nosso grande objetivo agora é nós temos que ir para a base. O posto de emergência não pode atender coisa ambulatorial. Isso tem que ser atendido nas UBSs, no atendimento primário e aqui a gente sobrecarrega a com 6 mil, 7 mil atendimentos que poderiam desafogar aqui e estarem sendo atendidos nas unidades de saúde dos bairros. Por isso, estamos reforçando as equipes, criando condições, reformando os postos de saúde para que a gente possa efetivamente dar esse atendimento perto da casa da pessoa. Porque a unidade de emergência não acompanha depois o paciente e isso é feito em uma unidade básica de saúde. Por isso, é importante esse cuidado lá na ponta”, explica.
Melhorias
A UPA Noroeste recebeu novas cadeiras, mesas, ares-condicionados, longarinas, camas hospitalares, balanças, refrigeradores para medicamentos, armários e mais uma série de itens. A coordenadora médica do local, Natália Faria de Paula, contou que a unidade de saúde estava com vários itens faltando e que a entrega desses novos mobiliários proporciona mais dignidade aos pacientes e condições de trabalho aos colaboradores.
“Faltava cadeira para os pacientes, faltava cadeira de rodas. Então esses móveis vão ajudar tanto no conforto dos pacientes que, às vezes, estão aguardando ali por algum tempo, como também no conforto dos profissionais, que passam 12 horas sentados no mesmo lugar atendendo o pessoal. A gente ainda leva uma agilidade no serviço porque tudo isso contribui para um atendimento adequado” afirma.
O secretário municipal de Saúde Luiz Pellizzer adiantou que haverá o início do Programa de Mais Especialidades no município, que tem apoio do Governo Federal, e que vai ofertar consultas e exames que não são feitos na rede ambulatorial. Além disso, destacou que o chamamento de mais profissionais da saúde continua.
“A gente tem uma programação agora de chamamento de mais médicos, mais profissionais para a área da saúde, para estar zerando esses déficits, principalmente na atenção primária. Porque a gente ainda tem vários postos que não têm médicos, não têm enfermeiros, não têm técnicos. Algumas salas de vacina ainda permanecem fechadas. Então, a gente está fazendo um chamamento para terminar de estruturar essa rede de vacina e de atenção primária”, reforça.
Comentários