A Prefeitura de Goiânia intensificou as ações de limpeza urbana em toda a cidade, com o objetivo de promover um ambiente mais limpo, seguro e agradável para os moradores. A atual gestão investiu na modernização dos serviços, ampliação das equipes e na conscientização da população para combater o descarte irregular de lixo e entulho.
Entre as melhorias, estão o aumento no número de caminhões que fazem a coleta de lixo e entulho, o uso de máquinas modernas para varrer as ruas e a criação de mais ecopontos para que as pessoas possam descartar corretamente materiais que não servem mais, como sofás, colchões e pedaços de madeira. Somente nos três primeiros meses de 2025, foram retiradas 419 mil toneladas de resíduos das ruas.
Uma das novidades na limpeza é a varrição mecanizada noturna, feita com caminhões especiais do Consórcio Limpa Gyn equipados com vassouras giratórias e jatos d’água. O serviço é realizado fora do horário de pico para não atrapalhar o trânsito e os veículos são rastreados em tempo real por uma torre de controle, que garante a cobertura das rotas e a eficiência no trabalho. A varrição mecanizada realiza limpeza de 24 mil quilômetros de vias por mês.
A coleta domiciliar de lixo que atende os mais de 700 bairros de Goiânia todos os dias, também foi reforçada com 120 caminhões operando em dois turnos. Nos três primeiros meses do ano foram coletadas 150.275,39 toneladas de lixo. Além disso, a coleta seletiva foi ampliada e conta com 10 caminhões baú e nove compactadores de lixo seletivo. Cada caminhão realiza duas saídas diárias, garantindo mais regularidade e eficiência nas rotas já estabelecidas. De janeiro a março, foram recolhidas 6.770 toneladas de materiais recicláveis, como papel, plástico, vidro e metal. Isso sinaliza o fortalecimento da política ambiental do município e maior adesão da população. Em janeiro foram 2.071 toneladas recolhidas. Em fevereiro, a quantidade subiu para 2.319 e, em março, foram 2.380 toneladas. Os dias e horários das coletas domiciliar e seletiva podem ser consultados site www.consorciolimpagyn.com.br, onde está disponível o plano atualizado.
As feiras livres também recebem atenção especial, com limpeza semanal programada. A ação continuada ocorre logo após o término da atividade, com foco na liberação das ruas o mais rápido possível.
Outra ferramenta para acelerar os serviços de zeladoria da cidade são os mutirões. Em cada edição, o bairro chefe e setores próximos recebem serviços de varrição mecanizada, remoção e retirada de entulho, roçagem de lotes, coleta e transporte de lixo doméstico e seletivo, limpeza de bueiros e redes coletoras de águas pluviais e bocas de lobo, entre outros. Até o momento, 36 edições já foram realizadas e os serviços já passaram por todas as sete regiões de Goiânia.
Desde o início da gestão do prefeito Sandro Mabel, a Comurg já realizou a roçagem de mais de 33 milhões de metros quadrados de áreas públicas e lotes particulares que foram autuados pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma). Também foram limpos mais de 106 mil metros quadrados de nascentes e córregos de Goiânia.
“A gente tem feito mutirões para acelerar que vários bairros recebam melhorias e fiquem mais bonitos e limpos. Nossa cidade estava malcuidada, com mato alto, mas estamos mudando esse cenário e, em breve, Goiânia estará com nova cara”, pontua o prefeito Mabel. Ele reforça que apesar do esforço da Prefeitura, a limpeza de Goiânia também depende da colaboração dos moradores. “Temos o compromisso de manter a cidade limpa e organizada, e precisamos da parceria dos comerciantes e da população, para que façam o descarte correto do lixo”, afirma.
O prefeito lembra também que as pessoas que precisarem se livrar de móveis velhos ou outros objetos grandes deve solicitar o serviço Catatreco, pelo número (62) 3093-9223 ou site www.consorciolimpagyn.com.br e pedir a coleta. Também é possível levar esses materiais até os ecopontos espalhados pela cidade.
Campanha de conscientização
Paralelamente, a Prefeitura de Goiânia promove a campanha “A cidade é sua casa. Cuide bem dela.” que busca sensibilizar os goianienses sobre a responsabilidade compartilhada na manutenção da cidade. “Tratar a cidade com respeito é um gesto de cuidado com o próximo e com o meio ambiente”, destaca o prefeito Sandro Mabel.
Saiba mais sobre a ação que visa chamar a atenção dos cidadãos para o impacto positivo de manter a cidade limpa e organizada. Acesse: https://www.goiania.go.gov.br/lixoenolixo/
Comentários