Plano de Carreira: sonho dos servidores começa a ser aplicado em Senador Canedo


Pela primeira vez na história do município, todo o funcionalismo passa a ter progressões, por tempo de serviço, por desempenho e por formação

Na última quarta-feira, dia 20, a Câmara Municipal de Senador Canedo aprovou as novas regras, que, na prática, estabelecem o plano de carreira para todos os servidores públicos do município. Além do incentivo por desempenho e por formação, as regras preveem um reajuste por tempo de serviço.

Atualmente, os servidores tem apenas um quadro de remuneração, sem nenhuma distinção para quem entra hoje e para quem está há vários anos na administração. As novas regras já estão em vigor. “Nenhum servidor vai perder com o plano”, garante o prefeito Fernando Pellozo.

Carreira

O plano de carreira serve para estabelecer regras de incentivo ao crescimento profissional de quem ingressa em uma organização. Normalmente, o plano prevê estímulos para a dedicação ao trabalho e para a busca de qualificação. Isso estimula o colaborador a desempenhar de forma mais eficiente as suas obrigações.

No caso de Senador Canedo, os servidores passam a ser incentivados em três frentes. A primeira é em relação ao tempo de serviço. A cada três anos de permanência, o servidor passa a ter um acréscimo de 5% ao seu salário.

A segunda considera o desempenho. A cada ciclo de três anos, o servidor passa por um processo de avaliação de desempenho, que pode gerar um outro aumento de 3%.

Por fim, durante a carreira, o servidor pode receber, em duas oportunidades, um incentivo de 10% por formação. Um servidor que esteja ocupando um cargo que exige o ensino médio, terá o benefício, caso conclua um curso superior, por exemplo.

Por força da Legislação Federal, a Guarda Civil Municipal e os professores estão enquadrados em planos específicos.

Valorização

Presidente do Sindicanedo, João Batista Vaz, vê um grande avanço no plano de carreira aprovado pela Câmara. “Isso significa um ganho para os servidores que não tinham a sua progressão horizontal e recebiam um salário fixo. Agora, Ao longo da carreira, eles vão ter as suas progressões e com valorização”. João Batista lembra ainda que o plano é fruto das várias tratativas na Mesa de Negociação e que agora a prefeitura apresentou uma proposta que pode ser paga, valorizando os servidores.

Este mesmo sentimento é compartilhado  por Sirley Braga, diretora do Sindisaúde. “Daqui para a frente, é uma nova história, de valorização e de carreira”, destaca. Ela diz ainda que “o plano de carreira está dentro da expectativa inicial. Houve diálogo com a gestão e a minuta do projeto foi discutida e aprovada em assembleia pelos trabalhadores”, complementa.

Agente da Guarda Municipal, Irany Vieira se emocionou ao final da votação na Câmara Municipal de Senador Canedo. “A minha alegria é a alegria de um veterano de 35 anos de serviço”, diz ele, lembrando que o Plano de carreira era aguardado há quase 30 anos.

Crescer junto

O prefeito Fernando Pellozo destaca que a definição das regras para a progressão e valorização dos servidores foi uma preocupação desde o início da sua gestão. “A Mesa de Negociação foi um avanço, discutimos muitas questões para definir o plano de carreira, tão esperado por nossos servidores”, diz ele. Pellozo lembra que, na reta final, houve a preocupação de dar sustentabilidade ao plano. “Vimos que era necessário garantir que a Prefeitura tivesse condição de honrar o que foi acertado”.

Ainda segundo Pellozo, nenhum servidor perderá um centavo com o novo plano. “O mais importante é que os novos valores viram salário, que vai contar não só para a manutenção do nosso servidor, como também para a sua aposentadoria. Isso me deixa muito feliz. Senador Canedo tem crescido muito e todos tem que ser valorizados, para que possamos colher juntos os frutos deste momento tão positivo para o nosso município”, completa.

As novas regras já estão em vigor e estarão valendo para a folha de março.

Por Marcelo Heleno da Secretaria Municipal de Comunicação
-----


Acesse nosso grupo no WhatsApp: Clique AQUI
Conteúdo e Notícias de Senador Canedo


Acesse nosso grupo no WhatsApp: Clique AQUI
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Curta a Página

Postar um comentário

Comentários