Eleições 2024 em Anápolis, Goiânia e Região Metropolitana

Por Antonio Oliveira


Com disputas internas dentro das siglas, a
s Eleições 2024 já começaram e alguns partidos estão embaralhados quanto ao apadrinhamento avalizador, disputado de forma clara, resta saber qual ou quais afilhados serão os escolhidos

Ronaldo Caiado conta com uma legião de políticos buscando permanecer ou alçar o posto de mandatário das cidades goianas. Assim como do outro lado deste espectro os partidos de centro-esquerda e esquerda vislumbrando o poder através de padrinhos menos robustos dentro do Estado de Goiás, ou até pegando as frestas nas arestas do Planalto Central.

Anápolis


Em Anápolis o atual prefeito Roberto Naves (PP) não poderá disputar o pleito, pois que está em seu segundo mandato, e não tem se posicionado de forma clara a quem vai apoiar.

Mas o vice-prefeito Márcio Cândido (PSC) seria o candidato natural de Naves, porém independente de seu apoio, provavelmente se candidatará ao cargo, e terá como padrinho o ex-deputado federal João Campos. Podem compor esta disputa um apadrinhado do Governador Caiado, o ex-Ministro das Cidades do Governo Temer e ex-Secretário dos Transportes Metropolitano, no Estado de São Paulo do Governo Dória, Alexandre Baldy (PP), atualmente sem mandato. Também o ex-deputado federal Major Vitor Hugo (PL) apadrinhado de Bolsonaro e coligado à Caiado embora tenham sidos opositores na disputa ao Governo do Estado na última eleição. Ainda são pretensos candidatos, Márcio Corrêa (MDB), que na última eleição teve expressiva votação para deputado federal porém insuficiente para alçar ao cargo; o Deputado Estadual Antonio Gomide (PT) que tem base sólida na cidade pois já representou no legislativo por três mandatos de vereador, está no segundo de deputado estadual e foi prefeito por duas vezes, Gomide caso se candidate conta com boas nuvens a seu favor e as frestas das arestas de Brasília; e o vereador 
e Suplente de Senador, Hélio Araújo, que conta com o apoio do Senador Wilder Morais.

Anápolis pode ter uma eleição contrariando a base governista do Palácio das Esmeraldas, caso Gomide e Corrêa entrem na disputa.

InstagramSiga nosso Instagram

Goiânia


Foto: Jucimar de Sousa

Em Goiânia, para o Senador Varderlan Cardoso (PSD) que na última eleição à prefeitura da capital recebeu 250.036 votos perdendo o segundo turno para o então acamado Maguito Vilela (MDB) por 27.461 votos, ganhar o paço de Goiânia pode representar um passo muito importante para o Palácio das Esmeraldas. Nesta conjuntura os eleitores precisarão ficar atentos ao vice que comporá a chapa do Senador, para não incorrer nos erros de um passado tão próximo. Disputando dentro da sigla do PSD e com o apadrinhamento de Caiado está o ex-deputado federal Francisco Jr., atualmente sem mandato.

Pelo Republicanos, partido da base governista, o atual prefeito Rogério Cruz, que disputou a última eleição como vice de Maguito Vilela, será candidato à reeleição, óbvio que precisa ainda se firmar como político, afinal a prefeitura da capital do pequi lhe caiu ao colo sem grandes esforços, pois que ao final da campanha quem lhe deu suporte fora o filho de Maguito, o agora vice-Governador Daniel Vilela, a quem no começo de sua gestão, tratou logo de anular, mas ainda assim seus opositores acreditam que Cruz não comanda as ações de governabilidade.

Além de Rogério, disputam o “colo” do Governador o ex-vice e então Deputado Estadual Lincoln Tejota, o ex-Deputado Federal Delegado Waldir atualmente sem mandato e a Deputada Federal Silvye Alves, todos do Uniao Brasil (UB), mesmo partido do Governador. O Patriotas conta com o presidente da Câmara Municipal Romário Policarpo, e o Progressistas que pode ter na disputa o prefeito de Anápolis Roberto Naves, que busca os holofotes dos goianienses para vôos mais altos.

Já olhando para possíveis postulantes à disputa pela esquerda e centro-esquerda aparecem Elias Vaz (PSB) sem mandato, e duas mulheres com jornadas distintas e significativas, sendo a Deputada Federal Adriana Accorsi do partido dos Trabalhadores, tendo participado de duas campanhas ao Paço, sendo que em 2020 chegou em 3° lugar com pouco mais de 13% dos votos válidos, óbvio que precisa crescer muito mais. Dentro deste espectro a sensação política pode ser a Jovem e promissora política que vem abarcando lutas e marcando seu espaço de forma combativa, tendo participado de forma ativa da campanha de Lula à presidência da República, bem como participou da equipe de transição do governo federal em Brasília, tendo ali relevante destaque, trata-se da vereadora Aava Santiago que está em seu primeiro mandato e atualmente é presidente do PSDB no Estado de Goiás.

Todavia acredita-se que a disputa pela prefeitura de Goiânia poderá contar com a máquina pública, a qual poderá dar uma leve vantagem ao atual prefeito, mas sabe-se que Vanderlan têm grandes chances de emplacar uma vitória, entretanto poderemos ter surpresa do lado esquerdo desta disputa com a grata ascensão de Aava Santiago.

Senador Canedo


Em Senador Canedo Fernando Pellozo (PSD), afilhado de Vanderlan Cardoso, está fazendo um bom governo apesar de todas as intempéries enraizadas na organização política e estrutural canedense. A fim de alçar a reeleição precisará romper com os ciclos dos últimos governantes da cidade e derrotar antigos e novos nomes que se lançarão e são conhecidos do eleitorado regional.

A princípio alguns nomes são ventilados para disputa como os do jornalista Alexandre Braga, filiado ao MDB; do vereador em segundo mandato Carpegiane Silvestre da Silva (Patriota) e ferrenho opositor ao prefeito; tem ainda o ex-prefeito Divino Lemes (PDT); Eliete Gonçalves, esposa do ex-prefeito Misael de Oliveira, que está no mesmo partido do prefeito e foi gestora do IAMESC (Instituto de Assistência dos Servidores de Senador Canedo) na atual gestão; o ex-secretário de saúde de Senador Canedo e de Anicuns Tiago Moura, atual presidente do PSC em Senador Canedo e também o vereador Daniel Cardoso (PSC).

Todavia a se confirmar alguns nomes é bem possível que a disputa seja aguerrida, pois conta com apadrinhamentos aos postulantes ao cargo. Entretanto se Pellozo continuar o mandato nesta toada a disputa tende a ser entre ele e o vereador Carpegiane Silvestre, mas vamos aguardar.

Aparecida de Goiânia

Foto: Enio Medeiros

Aparecida de Goiânia se tornou a meninas dos olhos para muitos políticos de plantão, e esta não é uma novidade de agora, acredita-se que começa com o pleito de Maguito Vilela que vê oportunidades de ascensão de uma carreira à época fadada aos inquéritos de investigações. A cidade é gigante em oportunidades para crescimento sócioeconômico, só precisa de bons administradores que deem à população o retorno de seu crescimento através de aparelhamento em todos os campos da sociedade.

Para o próximo pleito o então prefeito Vilmar Mariano (MDB) que herdou o cargo por ter sido vice de Gustavo Mendanha (Patriota) concorrerá a reeleição e poderá ter concorrentes fortes nesta disputa como o empresário e ex-deputado federal Sandro Mabel (PL); Delegado Waldir (UB), ex-deputado Federal, que perdeu a última eleição ao Senado Federal; também o ex-deputado federal João Campos (Republicanos); ainda poderá ter a concorrência do professor Bruno Felipe (Psol) e do ex-deputado estadual Max Menezes (PSD).

Porém apesar de grandes nomes que poderão estar na disputa, Vilmar Mariano veem pavimentando bem sua trajetória para a reeleição e é bem possível que mesmo com apadrinhamento e muito empenho de seus adversários nesta disputa pode se sagrar vitorioso, tendo em vista estar vindo de quatro mandatos como vereador, bem como teve forte influência nos últimos governos, atuando como presidente da câmara e secretário de pastas do governo municipal.

Inhumas

Em Inhumas a disputa pela prefeitura poderá ser entre a vice-prefeita Fabianne Leão (PP), o ex-Deputado Estadual, Delegado Humberto Teófilo (Patriota) e o Deputado Estadual Lucas Calil (MDB).

Nerópolis

Em Nerópolis, o Senador Wilder Morais estará fomentando a disputa caso apadrinhe o seu sobrinho na disputa pela governança da cidade, o empresário Willis Morais (Podemos); também na disputa o médico Dr. Luiz Alberto (PSD), atual vice-prefeito; e o empresário Edinho do Posto (PSDB).

Santo Antônio de Goiás

Em Santo Antônio de Goiás, cidade da região metropolitana de Goiânia, o então prefeito Kleber Freitas (PP) está em seu primeiro mandato cuja vitória foi fruto de uma grande coligação na cidade com partidos de ideologias destoantes, provavelmente tentará sua reeleição, mas ao que tudo indica não contará com apoio dos mesmos partidos de outrora, mas seu partido faz parte da base governista do Estado. Do outro lado o vereador Gledson Ferreira (PSB) pode ser um forte candidato, pois está em seu segundo mandato e tem sido atuante na Câmara com projetos aprovados que beneficiaram a população, principalmente durante a pandemia, também conta com o apoio do Deputado Estadual Gustavo Sebba (PSDB).

Gledson Ferreira

Trindade

Em Trindade o prefeito Marden Júnior (Patriota) configura como candidato natural à reeleição que provavelmente terá como opositores o médico, ex-prefeito e Deputado Estadual George Morais (PDT) e o Deputado Estadual Cristiano Galindo (Solidariedade).

Confira mais do Colunista Antonio Oliveira AQUI

*Outras avaliações mais aprofundadas e detalhadas sobre cada cidade serão publicadas ao longo do ano, fiquem ligados!
----


Acesse nosso grupo no WhatsApp: Clique AQUI
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Curta a Página

Postar um comentário

Comentários