Prefeito de Goiânia deixa Evento na Região Leste sob Vaias


Fim de semana foi marcado por protestos de servidores e comunidade, formada por pais e familiares de crianças assistidas nas instituições de ensino da cidade, em apoio aos servidores da educação do município os quais tiveram como alvos a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Prefeito de Goiânia Rogério Cruz


No sábado, 09/04, houve mutirão realizado pelo governo do Estado em parceria com a prefeitura de Goiânia na região leste da capital com a finalidade de levar serviços à comunidade local, tendo a participação do prefeito Rogério Cruz no evento. Neste ele fora abordado por educadores da rede de ensino municipal que exigiram respostas e negociação quanto a reposição das perdas salariais através do pagamento das Datas-Base nos anos de 2020 - 2021 - 2022, bem como o pagamento do Piso Nacional.

Sob protesto, vaias e palavras de ordem com frases como: "Prefeito Negocia Com A Categoria!"; "A Greve Continua Prefeito A Culpa É Sua!", entre outras, além de expor aos cidadãos que ali se encontravam as dificuldades encontradas pela população na atual conjuntura como a elevação do imposto IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano); falta de médicos, aparelhagem e medicamentos nos postos de saúde da capital entre outras demandas, foram a tônica de sua estadia no local.

Village Atalaia

Neste domingo, 10/04, um grupo de famílias do CMEI Village Atalaia organizou uma ação de apoio à luta dos trabalhadores da educação na praça do setor Itatiaia, a qual contou com lanche coletivo, confecção de cartazes, música e depoimentos de pais que enfatizaram a importância de valorizar os profissionais envolvidos na educação de seus filhos.



As trabalhadoras e trabalhadores presentes no espaço agradeceram o ato de solidariedade e conversaram com as famílias sobre a atual situação da greve no município.

Algumas destas famílias são responsáveis pela criação do abaixo-assinado em defesa da luta na educação municipal que, após receber apoio da Vereadora Aava Santiago já contabiliza mais de 5 mil assinaturas.



"A luta pelo piso dos professores e pela data-base dos administrativos é uma luta pela educação pública e de qualidade! É uma luta por melhores condições de atendimento às nossas crianças! Por isso é tão importante que famílias e trabalhadores se mantenham juntos em defesa do que é justo". Afirma um educador da rede que participava do encontro.

Pelo visto os educadores da rede municipal de ensino de Goiânia não darão trégua ao prefeito, até que ele atenda suas reivindicações quanto ao que estabelece a Lei da Data-Base, bem como retire os "jabutis" do projeto enviado à Câmara para aprovação pelos legisladores, os quais em sua maioria não parecem sensíveis às inquietações destes profissionais e perdas de direitos.

Segundo o professor da rede João Marcelo, "é um acinte o que Rogério Cruz tem feito com a categoria, pois açoita a educação formada por merendeiras, porteiros, faxineiros, auxiliares de atividades educativas, auxiliares administrativos e professores, os quais são responsáveis pela formação de nossa sociedade, rasgando as leis e orientações federais. Inclusive com o edital proposto para o concurso público vigente em que equipara as funções de nível fundamental e médio por baixo, fixando em um salário mínimo, fora o piso nacional que no jabuti quer transformar em Data-Base".


Texto base Servidores da Rede / Coluna Antonio Oliveira

Postar um comentário

Comentários