Senador Canedo: Horta Municipal inicia instalação de cultivo hidropônico


A prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento – Semab, começou a implantação do Sistema de Cultivo Hidropônico na Horta Municipal na segunda-feira, 17


A Secretaria de Agricultura e Abastecimento está investindo na produção de legumes, verduras e hortaliças para atender a demanda que cresce a cada dia. Atualmente, a produção de verduras atende mais de 180 famílias devidamente cadastradas.


Novos projetos estão em processo de finalização para atender os pequenos produtores, a Semab está dando suporte na implantação desses projetos para alavancar a produção, entre eles está a
hidroponia, sistema de cultivo na água.

A hidroponia é uma tecnologia que gera diversos benefícios para a produção, entre eles estão: redução do tempo de cultivo em aproximadamente 20 a 25 dias, menos uso de agrotóxicos, mais geração de economia no uso da água e alimentos de qualidade.

Como o próprio nome sugere, a hidroponia é o sistema de trabalho na água, uma estrutura suspensa que é montada e recebe as plantas que ficam com suas raízes dentro da água, que passa pelos canos, por onde todos os nutrientes responsáveis pelo desenvolvimento chegam até as folhagens.

O cultivo permite que as plantas cresçam limpas, saudáveis e com aparência bonita. Na horta de Senador Canedo o cultivo será, a princípio, de alface, com produção de, em média, três mil pés em um curto espaço de tempo. Por conseguinte, a nova produção vai gerar alimentos de qualidade, independente de sol ou chuva. Além disso, o produtor trabalha em pé, o que traz mais conforto.

Estávamos trabalhando desde o ano passado nesse projeto, visitamos produtores que já utilizam o sistema e, em parceria com o Senar-GO, acabamos de ministrar um curso em hidroponia. Além desse, estamos com muitos outros projetos que em breve estaremos divulgando” explicou o secretário de agricultura, Magno Silvestre.

Outra ação que já está em andamento é a expansão da área útil da horta, que também está em processo de mudança de nome, afirmou o diretor da pasta, Wagner Gomes, “Esse ano iremos colocar em ação o que já estamos desenvolvendo, isto é, muitas novidades estão por vir”.


Texto: Clarah Menezes, da editoria de Agricultura e Abastecimento
----


Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/9RCK2Z3EOPK0eLNHnFkpxl Conteúdo e Notícias de Senador Canedo

Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Siga nosso Instagram  

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários