Vítimas fatais em acidentes com bicicletas cresce em Goiânia


De janeiro a junho de 2020 foram 3 vítimas fatais, número que já foi ultrapassado em 2021, quando houveram 8 óbitos no mesmo período. O número de acidentes também cresceu


Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSPGO), Goiânia aumentou o número de vítimas fatais envolvidas em acidentes com bicicletas.

De janeiro a junho de 2020 foram 3 vítimas fatais, número que já foi ultrapassado em 2021, quando houveram 8 óbitos no mesmo período: um crescimento de 166%.

O número de acidentes envolvendo ciclistas também aumentou, de 305 o ano passado para 342 este ano.

O estado de Goiás também registrou aumento nos números de óbitos de ciclistas durante o mesmo período, com 14 mortes em 2020 e 21 mortes em 2021: um crescimento de 150%. Também houve aumento nos acidentes, de 1071 em 2020 para 1227 em 2021.

Usar as ‘bikes’ como meio de locomoção está associado a uma vida mais saudável, sustentável e divertida, ainda mais depois da pandemia. Apenas em 2020 houve um aumento de 50% no número de vendas em todo o Brasil, segundo um levantamento da Aliança Bike (Associação Brasileira do Setor de Bicicletas).

Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicleta, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) revelaram que a produção de bicicletas cresceu em 2021. Até abril deste ano, 51.281 bicicletas foram produzidas, enquanto em 2020 foram 10.071, ou seja, um aumento de 409,2%.

Segundo dados da Secretária de Segurança Pública (SSP), a capital goiana conta com pouco mais de 94 km de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas implantadas. A questão é que, desde 2016, não há investimentos na construção de novos trajetos.

Em 2020 a administração apenas revitalizou a sinalização de algumas das ciclovias, principalmente da Avenida Universitária e da Avenida T-63. Mas, na prática, infelizmente, o que se vê é a ausência de interligação entre as rotas, isso sem dizer de trechos que deveriam ser exclusivos das bicicletas e na verdade são ocupados por carros.

A prefeitura diz que existe um processo de reimplantação das ciclovias e ciclofaixas. E os planos são de quase dobrar a malha cicloviária atual, chegando a 178,7 km.

"Há mais bicicletas nas ruas mas, sem o crescimento da infraestrutura para recebê-las, infelizmente a tendência é ter um aumento no número de acidentes envolvendo bicicletas e pedestres", explica o CEO da Kakau Seguros, Henrique Volpi.

Existem mais bicicletas do que carros no Brasil. São cerca de 50 milhões de bikes contra 41 milhões de automóveis, segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Todo cuidado é pouco

Ao andar em estradas, ruas, parques ou ciclovias, é preciso se precaver. E, por mais atenção que se tenha, muitas vezes é difícil evitar o envolvimento em um acidente, seja com um veículo ou mesmo um pedestre.

"Por isso mesmo é necessário pensar na necessidade de contratação de um seguro para bicicletas tanto tradicionais quanto elétricas", conta Henrique Volpi.

Pensando na segurança, Volpi enumera 7 cuidados importantes para evitar acidentes ao andar de bicicleta:

1. Escolha a bicicleta do tamanho certo: usar bicicleta muito pequena ou grande limitará a capacidade de manobrar e a controlar corretamente.

2. Verifique sempre os freios: antes de começar o percurso, verifique se os freios estão em boas condições. Gire as rodas com a mão e pressione o freio.

3. Use faróis: os faróis não são benéficos apenas para os veículos motorizados. usar faróis ajudará a ver e ser visto, de dia ou de noite.

4. Sempre use capacete: Usar capacete reduzirá muito as chances de desenvolver uma lesão caso você venha a se envolver em um acidente.

5. Não use fones de ouvido: Andar com fones de ouvido ajuda a relaxar e passar o tempo, porém distrai dos sons ao redor como buzinas de carros e pessoas gritando, por exemplo.

6. Mantenha as duas mãos no guidão: Andar com as duas mãos no guidão é sempre recomendado e pode reduzir muito o risco de um acidente.

7. Não ande muito rápido: Andar a velocidades excessivas só colocará você e as pessoas ao seu redor em perigo.



Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Siga nosso Instagram  

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários