Com foco no pedestre, Senador Canedo realiza Semana Nacional de Trânsito

O tema foi escolhido com o objetivo de conscientizar comerciantes e a população sobre o uso e manutenção das calçadas

A prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana - SSPMU e Superintendência Municipal de Trânsito - SMT, promoveu na manhã desta segunda-feira, 20, a abertura oficial da Semana Nacional de Trânsito.

De acordo com o superintendente da SMT, Wilson Carlos, a campanha discute a mobilidade no município e vai de encontro a mudança de nome da superintendência, que passa a se chamar Superintendência de Mobilidade Urbana – SMU.

"A mudança vem muito ao encontro da nossa postura enquanto órgão de trânsito. Não é somente promover trânsito, é promover a mobilidade. Quando se fala em mobilidade, a gente deixa de pensar somente no automóvel, no carro, e começa a pensar de uma forma global: carro, pedestre, ciclista, o idoso, a pessoa com mobilidade reduzida. Então, a semana de trânsito, traz pra gente uma oportunidade de iniciar uma discussão que é histórica em Senador Canedo, que é o problema das calçadas”, destacou Wilson Carlos.

O cidadão ainda não entende que calçada é uma parte da via e ela é exclusiva para o pedestre. Você que tem o carro, que anda aí de bicicleta, desceu você é pedestre. Então nós temos que pensar que calçada é a via do pedestre, e essa semana a gente vai começar essa discussão levando pro comércio, para a sociedade civil organizada e Ministério Público. Também vamos buscar um diálogo com a secretaria de Planejamento, Infraestrutura e CDL, para que a população se conscientize", disse Wilson.

Em Senador Canedo, as atividades serão realizadas até o dia 26, com intervenções como blitzes educativas, distribuição de material gráfico em órgãos públicos, passeatas, caminhadas e um passeio ciclístico na manhã de domingo para encerrar a semana.

O prefeito Fernando Pellozo destacou a importância do evento para a mobilidade urbana: "A Semana Nacional de Trânsito tem o foco especial no pedestre. Todos nós precisamos lembrar que o pedestre precisa de uma atenção especial", disse.

O prefeito ainda chamou atenção para a importância da conscientização dos motoristas: “Não pare em fila dupla, não pare na porta de calçada. Conceitos importantes são lembrados nessa semana para a gente poder refrescar a nossa memória e saber que fazemos parte do trânsito, que o trânsito impacta nas nossas vidas".

O gerente de trânsito, Pedro Santos, enfatizou que as ações no trânsito impactam diretamente a vida dos cidadãos:

Hoje uma das principais causas de morte do mundo são em decorrência de acidentes no trânsito. Chegamos à conclusão de que a população, em especial os pedestres, precisam da construção de calçadas de qualidade e assim permitir a mobilidade segura deles".

Postar um comentário

Comentários