'Alego Ativa' retoma ações para levar benefícios ao interior goiano


Programação será retomada no próximo sábado, dia 25, com a 9ª edição, na cidade de Goianira

Presidente Lissauer Vieira comemora. “Após mais de um ano, estamos com muita expectativa para a retomada do Alego Ativa, que leva benefícios à população do interior. E vamos seguir os protocolos sanitários, com todo cuidado, para continuar beneficiando os cidadãos do interior com serviços e cursos profissionalizantes que fazem a diferença na vida das pessoas

O Parlamento de Goiás prepara com muita expectativa a retomada do Programa Alego Ativa. Após mais de um ano sem que a ação social pudesse ser promovida nos municípios goianos, em decorrência da pandemia provocada pela covid-19, no próximo sábado, dia 25 de setembro, será realizada a nona edição, na cidade de Goianira, cerca de 30 km de Goiânia.

Após mais de um ano sem edição, estamos com muita expectativa para a retomada do Alego Ativa. Esse programa é uma grande conquista do Legislativo, pois conseguimos levar benefícios à população do interior. E tudo acontece através de parcerias com o poder público, então vejo que é um ganho para todos os lados. E iremos retomar seguindo os protocolos sanitários, com todo cuidado, para continuar beneficiando os cidadãos do interior com serviços e cursos profissionalizantes que fazem a diferença na vida das pessoas”, ressalta o presidente do Legislativo estadual, Lissauer Vieira (PSB).

Piloto para próximas edições

Segundo o diretor de Assuntos Institucionais da Alego, Gustavo Sintra, a escolha de Goianira para a retomada da ação do Parlamento foi feita devido à proximidade com a Capital e o evento será um piloto para a realização das próximas edições. Entretanto, além daquele município, a ação envolve 25 localidades, o que faz do Alego Ativa um evento regional. “Seguiremos todos os protocolos sanitários, inclusive com aferimento da temperatura da equipe e da comunidade que irá buscar pelos serviços oferecidos”.

Sintra explica, ainda, que, nas tratativas para a realização do evento junto à prefeitura, foram levadas em consideração as condições da comunidade do Residencial Triunfo. “São cerca de 40 mil famílias que necessitam de suporte”, esclarece, além de pontuar que, apesar de o residencial ainda estar no município de Goiânia, tem muitas das suas necessidades atendidas por Goianira. 

Programação

A ação prevê a oferta de serviços como: emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Passe Livre da Pessoa com Deficiência, Passaporte do Idoso, Registro Civil de Nascimento (primeira e segunda  vias), Registro Civil de Casamento (segunda via) e CPF; e ainda corte de cabelo, recreação para as crianças e distribuição de mudas de árvores do Cerrado.

Estão confirmados, para essa nona edição do Alego Ativa, atendimentos em saúde com: dentista, dermatologista, cardiologia, pediatria, psicologia, profilaxia da dengue, vacinação contra febre amarela e H1N1, acupuntura e auriculoterapia, além da realização de consulta do Banco de Olhos. 

A população será atendida pela carreta de panificação (Sesi/Senai), e terá corte de cabelo (Sesc/Senac), coleta de sangue (Hemocentro), cadastramento para vagas de estágio (Fieg-IEL), consulta Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e negociação de dívidas (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas-FCDL), atendimento jurídico (Defensoria Pública), atendimento e orientações (Agência Goiana de Regulação-AGR), emissão de guias (Detran-GO), e atendimento ao produtor rural (Faeg/Senar).

A iniciativa ainda conta com parceiros para a 9ª Edição do Alego Ativa: Associação Goiana dos Municípios (AGM), Câmara dos Vereadores de Goianira, Prefeitura de Goianira, Saneago, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO), Fundação Banco de Olhos, Fecomércio, Federação das Câmaras dos Dirigentes Logistas (FCDL), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Senar, Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Sebrae-GO, Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), Vapt Vupt, Universidade Universo, Agrodefesa, Comando de Ações do Cerrado, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-GO), Defensoria Pública do Estado de Goiás, Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO) e Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO).

Edições anteriores

Desde que foi ampliado, com maior número de parceiros, o projeto Alego Ativa contabilizou mais de 24 mil atendimentos nas oito primeiras edições, em diversas regiões de Goiás.

Os municípios já contemplados com as ações do projeto foram:

1ª Edição - Acreúna (31/05/19)
2ª Edição - São Simão (29/06/19)
3ª Edição - Luziânia (31/08/19)
4ª Edição - Alvorada do Norte (28/09/19)
5ª Edição - Catalão (19/10/19)
6ª Edição - Anápolis (30/11/19)
7ª Edição - Niquelândia (14/12/19)
8ª Edição - Itapuranga (29/02/20)

Agência Assembleia de Notícias

Postar um comentário

Comentários