Guarda Municipal de Aparecida apreende mais de 500 carretéis de linhas cortantes em 30 dias de campanha


Campanha contra linhas cortantes durante brincadeira de empinar pipa segue até agosto em Aparecida

A Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia (GCM) apreendeu entre os dias 19 de junho e 19 de julho centenas de pipas e carretéis de linhas cortantes em vários bairros da cidade.

As apreensões ocorreram durante a 10ª edição da campanha “A Vida Por um Fio”, deflagrada no dia 19 de junho com o objetivo de coibir no município a comercialização e o uso de linhas perigosas na brincadeira de empinar pipa.

Nesse período de 30 dias foram apreendidas 512 pipas e 537 carretéis de linhas com cerol, fabricada a partir da mistura de vidro moído e cola, bem como as linhas chilena e Indonésia, consideradas “lâminas” nas competições de pipeiros.

Os bairros que até o momento apresentaram maior número de denúncias são Jardim Tiradentes, setor Colina Azul e Parque Trindade.

Não é uma brincadeira empinar pipa com linhas perigosas e que oferecem risco à vida das pessoas. Por isso, nossas equipes da Guarda Civil estão nas ruas autuando na conscientização e apreendendo esse tipo de material, que é ilegal e perigoso”, afirmou o secretário de Segurança Pública de Aparecida, Roberto Cândido.

O comandante da Guarda Civil de Aparecida, inspetor Weber Júnior, informa que é proibido na cidade empinar pipa com linhas cortantes. “Esse tipo de linha pode, inclusive, ceifar vidas. São centenas de materiais apreendidos até o momento e isso mostra que algumas pessoas ainda insistem em descumprir normas de segurança. É importante lembrar que temos uma legislação municipal que não permite o uso e comercialização desse tipo de linha em nossa cidade”, destacou.

Segundo o comandante, a operação continuará por todos os bairros da cidade até o final de agosto. E a população pode registrar denúncia ao flagrar pipeiros usando linhas cortantes. Basta acionar a Guarda Civil por meio do telefone 153 ou enviar mensagem de texto para o WhatsApp: 62 3545-5992.

Legislação

A Lei Municipal nº 3.393/2017 que regulamenta a brincadeira de empinar pipa e similares em Aparecida proíbe a comercialização e utilização de “linha cortante, cerol ou vidro moído” na modalidade recreativa. O comerciante que realiza este tipo de venda, terá o material apreendido e será encaminhado à autoridade policial. Além disso, será aplicada multa no valor de R$ 3 mil ao autor da infração. Informações Secom / Foto: Claudivino Antunes

Ver mais sobre Aparecida AQUI
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscreva

Postar um comentário

Comentários