Banner

Aparecida inicia fase 1 da Vacinação contra covid-19 em pessoas com comorbidades


A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) deu início nesta quinta-feira, 6 de maio, a vacinação contra a covid-19 em pessoas com comorbidades seguindo o Programa Nacional de Imunizações (PNI)

A aplicação da primeira dose da vacina nesse público está sendo feita, sem necessidade de agendamento prévio, nos drive-thrus da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela, no setor Solar Central Park, e do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança, das 8h às 18h.

No sábado a vacinação é das 8h às 17h.

Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, a imunização ocorrerá mediante agendamento pelo aplicativo Saúde Aparecida.

As vagas estarão disponíveis na plataforma a partir da segunda-feira, 10.

A vacinação nos drives é prioritária para os grupos de comorbidades. Idosos acima de 60 anos e Profissionais de saúde precisam agendar atendimento nas UBSs.

Amália de Fátima Silva, de 59 anos, é hipertensa e foi a primeira pessoa do grupo de comorbidades de Aparecida a receber a primeira dose da vacina nesta manhã. “Eu estava muito preocupada e ansiosa, agora estou feliz demais, fui vacinada Graças a Deus. Cheguei aqui ainda de madrugada, fui a primeira a receber a imunização, agora estou mais tranquila e aliviada”, disse.

O jovem Wisner Leal Siqueira, de 22 anos, veio com os pais ao drive da Cidade Administrativa. Ele, que tem síndrome de down, contou que está muito feliz. “Estou feliz, obrigado”.

Dona Geralda Rodrigues Santos Paiva, de 58 anos, falou da importância da vacina. “Como tenho diabete e esteatose hepática sempre tive que tomar cuidado redobrado pra me proteger, mas graças a Deus chegamos até aqui sem enfrentar hospital e essa doença terrível. É nosso dever nos imunizar, temos que confiar na medicina e saber que estão lutando para fazer aquilo que é melhor para nós”, comentou.

Nessa primeira etapa da fase das comorbidades, serão contempladas, de acordo com o quantitativo de doses disponível:

– Pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos;

– Portadores de doença renal crônica em terapia de substituição renal (Diálise) acima de 18 anos;

– Gestantes e Puérperas acima de 18 anos com comorbidades;

– Pessoas com comorbidades de 58 e 59 anos;

– Portadores de deficiência permanente cadastrados no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos de idade.

Laudo médico

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, informa que para comprovar qualquer uma das comorbidades previstas nessa etapa e ter acesso à vacina é indispensável a apresentação de laudo médico. Para tanto, segundo a gestora, a SMS desenvolveu um modelo padrão de formulário a ser utilizado no município para atestar as comorbidades. Contudo, ela ressalta: “Esse documento é para facilitar, no entanto, qualquer laudo médico simples também será aceito para validar a vacinação, desde que emitido há no máximo um ano e conste o nome completo do paciente, comorbidade descrita e assinatura do médico, com o respectivo carimbo. Receitas não serão aceitas”.

Renata explica que para facilitar o acesso à vacina para aquelas pessoas do grupo prioritário de comorbidades, os formulários estarão impressos nas 40 Unidades Básicas de Saúde do município, podendo ser preenchido pelos médicos das unidades após consulta e avaliação. “O laudo médico é simples, precisando conter qual a comorbidade do paciente, nome completo e ser carimbado e assinado pelo médico. É importante que tragam todos os documentos necessários. No caso de pessoas com deficiência, são aceitos os cartões de cadastro ou carteira de identificação da comorbidade. Para quem não tem esses documentos, é preciso trazer laudo comprobatório”, disse a coordenadora.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O FORMULÁRIO PADRÃO DE COMORBIDADES

Próximas fases

Seguindo o PNI, a vacinação das pessoas com comorbidades foi dividida em etapas. Após a vacinação desse primeiro grupo que se inicia amanhã, as outras situações serão atendidas. 

As comorbidades contempladas ao longo da Campanha são: diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Síndrome de down; e Cirrose hepática.


Doses recebidas


Para avançar com a Campanha de Vacinação na cidade e iniciar essa fase de imunização, o município recebeu uma nova remessa de imunizantes na tarde desta terça-feira, 4 de maio. Chegaram na cidade 14.500 novas doses da AstraZeneca. Ao todo, desde o início da Campanha, em 20 de janeiro, Aparecida recebeu 139.650 doses. Dessas, 93.450 para a primeira aplicação e 46.200 para a segunda.

Balanço

Segundo o último levantamento da SMS, até esta terça-feira, 04 de maio, o município já havia administrado 96.363 doses, sendo 62.151 como Dose 1 e 34.212 como Dose 2. A Secretaria também identificou o total de 11.557 doses perdidas por falhas técnicas, em que frascos vieram com menos doses do que o informado pelo fabricante. Todas essas situações já foram documentadas e encaminhadas ao Ministério da Saúde. Atualmente, o estoque disponível é de 24.520 doses para a primeira aplicação e 7.210 para a segunda.

Dos grupos priorizados até então, o município imunizou, aproximadamente, 90% dos idosos; 80% dos trabalhadores da saúde, 100% dos profissionais das forças de segurança e salvamento e 100% dos quilombolas.

Onde se vacinar

Sem agendamento prévio e levando documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão SUS, cartão de vacinação e o laudo médico atestando a comorbidade:

– Drive-thru da Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela (de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h);

– Drive-thru do Centro de Especialidades, no Jardim Boa Esperança (de segunda a sexta-feira das 8h às 18h).

Com agendamento prévio pelo aplicativo “Saúde Aparecida” e levando documento de identidade, comprovante de endereço, CPF ou cartão SUS, cartão de vacinação e o laudo médico atestando a comorbidade:

– UBSs dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim.

2ª Dose

A aplicação da segunda dose dos imunizantes segue normalmente na cidade, disponível no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. 

Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Para receber a vacina, é necessário levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Por Camila Godoy e Polliana Martins / Secom / Fotos: Enio Medeiros
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscreva

Postar um comentário

Comentários