O poder das palavras: ensinando as crianças a lidar com insultos


As palavras têm um tipo de poder que pode afetar todas as pessoas, não importa a idade delas

Os insultos são comuns no pátio da escola, onde muitas crianças que não conseguem expressar suas emoções de forma adequada, se escondem atrás do insulto como a forma mais rápida de atrair a atenção negativa do outro.

Os adultos, ou a grande maioria, têm estratégias suficientes para lidar com esses tipos de palavras ofensivas, mas as crianças podem ficar paralisadas por essas situações.

Elas precisam aprender novas habilidades sociais e de comunicação para serem capazes de lidar com essas situações e não fortalecer essas palavras em seu estado emocional.

Quando os insultos são recebidos

Palavras ofensivas ou insultos tendem a provocar reações violentas na maioria dos casos, incluindo um aumento na provocação, xingamentos, comentários depreciativos e desprezo. Nas escolas, os professores têm que lidar com esse tipo de linguagem ofensiva, já que é bastante comum, e isso porque as palavras ofensivas são um problema sério que muitas crianças têm que enfrentar sozinhas.

Se não forem habilidosas o suficiente, podem sentir que essas palavras têm muito poder sobre elas e podem até mesmo acreditar na forma de etiqueta de que o que lhes é dito é verdade. Por exemplo; ‘estúpido’, ‘gordo’, ‘retardado’ são rótulos e insultos fortes que as crianças podem acreditar como certas características de sua pessoa.

Estratégias para lidar com insultos

Existem maneiras eficazes de lidar com os insultos e reduzir o poder dessas palavras sobre aqueles que as recebem. O principal é diminuir a conexão emocional das palavras, pois quando o poder é retirado, elas não podem mais nos controlar, nem causar danos emocionais.

Crianças – e adultos – podem ter alguma dificuldade em aprender esses tipos de habilidades, e aprendê-las pode mudar vidas da maneira mais poderosa: você não pode permitir que outros controlem seu próprio comportamento.

Criar uma nova imagem mental

As crianças devem pensar em todas aquelas palavras que ferem seus sentimentos e que ouvem todos os dias. Faça uma lista escrita. Em seguida, ensine as crianças a imaginar essa pessoa dizendo essas palavras de maneira ridícula ou com uma imagem mental engraçada. Você pode usar qualquer imagem que pareça ridícula e te faça rir. Depois, as palavras ofensivas devem ter um significado mais neutro, por exemplo: ‘bobo’, podendo passar a significar: ‘banana’.

Pode levar semanas para substituir as emoções de ódio pela linguagem imprópria e começar a sentir outra emoção mais agradável. Pode não funcionar para todas as crianças, mas pode funcionar para muitas, apenas leva tempo para praticar. Além disso, essa técnica pode fazer a criança sorrir ou se sentir bem, então a pessoa que insulta verá que suas palavras não têm poder e deixará de usá-las.

Entender por que os outros insultam

Por que os outros insultam? Os insultos ajudam? As crianças vão perceber que os insultos são apenas uma forma de fazer o outro se sentir mal, de magoar. Depois de saberem que os insultos têm o objetivo de ferir, elas devem aprender o que dizer para mostrar que essas palavras não têm poder sobre elas ou suas emoções. Algumas respostas a este tipo de agressão podem ser:

• Não entre no círculo da violência, nem física e nem verbal. Assim, o agressor não tem poderes.

• Ignore as palavras, a indiferença é a melhor arma.

• Responda educadamente e responda com palavras espirituosas ou elogios.

As crianças devem aprender que são elas que controlam as palavras ofensivas ou esse tipo de situação. São elas que decidem o grau de afetação dessas palavras sobre sua pessoa. Pensar Contemporâneo
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscrevam

Postar um comentário

Comentários