Temos Uma Vacina Pronta

Por Antonio Oliveira


Enquanto o Ministro da Saúde General Pazuello e a cúpula bolsonarista discutem a viabilidade ideológica das vacinas, acontecem mais mortes no Brasil, nas últimas 24 horas tivemos aumento de casos em 21 Estados e consequentemente o aumento de mortes. Entretanto nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro, o Instituto Butantã começou o envasamento da vacina Coronavac do laboratório Sinovac em São Paulo

Contudo o General Pazuello voltou atrás em suas declarações, diante das repercussões de ações tomadas pelo Governador de São Paulo, bem como da corrida de alguns Governadores e Prefeitos ao Palácio do Ipiranga. E já fala em diminuir os prazos a depender tão somente dos laboratórios para que haja a liberação por parte da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Como falei em matéria anterior existem quatro vacinas em condições de serem aprovadas em caráter emergencial no Brasil, dentre elas, a chinesa do laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantã.

Algumas ações foram tomadas pelo governo Paulista, dentre elas a contratação de 365 profissionais para que a fábrica do Instituto trabalhe de forma ininterrupta e possa envazar um milhão de doses a cada 24 horas. Com perspectivas de que até a data estipulada pelo governo de São Paulo para a vacinação de sua população, possa atingir os 46 milhões de doses já contratadas. Além de pessoal contratado, da fábrica em funcionamento o Governo paulista espera receber 600 litros de insumo da vacina nos próximos dias.

Em consonância com a situação de impasse entre o Butantã representando pelo governo paulista de Joao Dória e a cúpula bolsonarista governista representada pelo General Pazuello, Cientistas enviaram carta aberta ao governo federal a fim de que a vacina Coronavac seja incluída no plano de caráter emergencial para aprovação pela Anvisa.

Também estiveram em busca da vacina independente do plano nacional, o qual o governo federal tem a responsabilidade de assumir e executar para a vacinação de toda a população através do SUS, 11 Estados da Federação e 268 municípios. Todavia o Diretor do Butantã, o Cientista Dimas Covas, ressalta que é dever do Governo federal a distribuição da vacina para toda a população através do SUS. Também garante que submeterá a vacina Coronavac a todo o ritual por parte da Anvisa em caráter emergencial, então até o dia 15 de dezembro enviará todos os dados necessários para que seja aprovada.

Enfim não obstante à crise e a necessidade urgente em termos uma vacina, a qual o Brasil foi parte intrínseca de sua consecução, há ainda a necessidade de que toda a sociedade possa se imbuir em tirar o foco ideológico. E, portanto o apoio da população brasileira, comunidade científica e óbvio de governadores e prefeitos a pressionarem o Ministério da Saúde a fim de que a Anvisa a partir da 3ª feira da semana que vem aprove esta vacina, que representa a esperança para os brasileiros.

Continue usando máscaras e respeitando as regras para conter o avanço do vírus!

Mais de Antonio Oliveira AQUI


Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Instagram Siga nosso Instagram  

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários