Dia mundial de luta contra a AIDS


Neste 1º de dezembro se comemora o dia de combate a AIDS para que toda a sociedade esteja em alerta, pois é ainda uma doença sem cura apesar de seus estudos clínicos estarem chegando aos 40 anos

Sabe-se como o vírus é contraído e o que pode ser feito para que as pessoas não se contaminem principalmente os jovens que ignoram sobremaneira a doença. Com o advento de outras doenças como a Covid-19, talvez muitos esqueçam que o vírus HIV também mata. Portanto tal qual a Covid-19 em que o comportamento é essencial para mantermos a saúde, não é diferente para o HIV.

A origem do HIV

Estudos relatam que o vírus SIV originário dos primatas do centro oeste da África fora transferido aos humanos no inicio do século XX, porém como o vírus era muito fraco, o corpo humano infectado conseguia combate-lo após algumas semanas como se fosse uma gripe. Entretanto com o advento do colonialismo fatores relevantes na mudança de hábitos da sociedade fizeram com que aparecessem doenças como sífilis potencializando a mutação genética do vírus dos primatas nas pessoas para o HIV.

HIV e Aids são a mesma coisa?

Uma pessoa pode ter o HIV (HumanImmunodeficiency Vírus) e não ter AIDS (AcquiredImmunoDeficiencySyndrome). O HIV é o vírus que ataca o sistema imunológico, mais especificamente os linfócitos TCD4+ que é responsável por defender o organismo contra doenças. E, portanto alterando o DNA desta célula e fazendo cópias de si mesmo, causando a Sida. A Aids é a doença causada pela infecção do HIV, que a princípio se parece com uma gripe com febre, dores de garganta, dores da cabeça, cansaço e ao passar de algumas semanas progredindo de forma assintomática, evolui para a Aids, em que os sintomas são mais fáceis de identificação pois incluem perda de peso, febre, sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes.

Estudos

No começo da década de 80 cientistas do EUA comandados pelo médico e pesquisador Robert Charles Gallo, detectam clinicamente casos em grupos específicos, usuários de drogas injetáveis e homens homossexuais, a partir de então começam os estudos com o surgimento de antirretrovirais para inibir o progresso das infecções. Portanto desde então há progresso na ciência para a aplicação das TARVs em pessoas que adquirem o HIV, porém não foi descoberta uma cura apesar de existirem casos de sucesso, mas ainda muito tímidos neste campo.

Transmissão

O vírus (HIV) pode ser transmitido pelo contato com sangue, sêmen ou fluídos vaginais. Portanto as principais formas de transmissão se dá:

-Sexo sem camisinha;

-Sexo oral;

-Seringas - Exposição a fluídos ou tecidos corporais;

-De mãe infectada para filho durante a gravidez, o parto ou a amamentação.

Não Transmite HIV:

Saliva - Lágrimas – Suor - Secreções Nasais - Urina - Escarro - Fezes - Vômitos.

Comprovadamente Não há risco em contrair o HIV de uma pessoa infectada a não ser que estes estejam contaminados com sangue infectado.

Politicas Públicas

No Brasil o SUS (Sistema Único de Saúde) através de departamentos direcionados e centros de referências em sua rede por todo o País dão assistência aos pacientes elevando o tempo de vida e retardando a doença, com acompanhamento direto e ininterrupto com uso de retrovirais, os quais são medicamentos de alto custo. Não obstante estes medicamentos são associados a diversos efeitos colaterais. Também faz parte das políticas públicas campanha de conscientização, testes rápidos bem como distribuição gratuita de preservativos e gel lubrificantes nos postos de saúde.

Goiânia

O CRDT (Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica) localizado à rua Rua 87, Qd. F-27, LT. 55, Setor Sul com horário de Atendimento: de segunda à sexta das 07h às 19h em frente à Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) atende de forma gratuita pelo SUS, a pessoa só precisa se dirigir ao CTA no segundo andar do referido Centro de Referência.

Segundo a Coordenação de Infectologia do Estado de Goiás estamos numa curva ascendente com a confirmação de jovens infectados, sendo que a cada 4 infectados 1 é do sexo feminino. Portanto não há mais grupo de risco e sim comportamento de risco. Portanto assim como o comportamento das pessoas é primordial para contermos a pandemia do Covid-19 ao usarmos máscara, higienização das mãos e distanciamento entre as pessoas de no mínimo um metro e meio e que não façamos aglomerações. Também é necessário estarmos atentos ao comportamento na hora de nos relacionarmos, principalmente os jovens cuja população é a mais acometida por esta situação, é necessário usar camisinha na hora da relação sexual, e é importante que os pais conscientizem seus filhos para conter o avanço da Aids, cuja cura não existe ainda.



Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Instagram Siga nosso Instagram  

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários