Goiânia recebe mostra de artesanato que reúne 80 expositores de mais de 20 cidades

março 08, 2020

Evento acontece de 10 a 14 de março e conta com programação gratuita que inclui apresentações, oficinas e palestras

A Goiânia Mostra Artesanato acontece de 10 a 14 de março na Casa do Turismo, localizada ao lado do Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, no centro de Goiânia.

A programação inclui exposição de 80 artesãos de mais de 20 municípios do estado de Goiás, com a participação de empreendimentos da economia solidária e produtos da agricultura familiar.

A mostra conta com uma programação diversificada que prevê apresentações culturais, oficinas de artesanato e palestras.

Toda a programação é gratuita. A abertura será no dia 10 de março às 9h30 com apresentações do Circo Lahetô e Bloco Coró de Pau. Na sexta-feira, 13/3, a Banda Lahetô volta à mostra às 17h30.

Cartão de visita de nosso estado, o artesanato movimenta uma cadeia econômica que envolve o turismo e promove distribuição de renda. Goiás está entre os 10 estados no ranking nacional de venda de artesanato. A idealizadora do projeto, Maria do Cerrado, conta que a mostra nasceu da importância de preservar e valorizar essa manifestação da cultura popular. “O artesanato é uma das formas mais ricas de expressão da cultura e do poder criativo de um povo. É a representação da história de sua comunidade e dos municípios. Além de ter uma dimensão econômica muito relevante, com impacto crescente na inclusão social, geração de trabalho e renda”, comenta.

Esta iniciativa é uma vitrine para a produção diversa e milenar dos nossos artesãos que fazem girar esse setor econômico criativo e solidário. Assim, haverá exposição e venda de artesanatos em palha de milho, cerâmica, fibra de bananeira, capim do brejo, madeira, bambu e reciclados. Também haverá bordados, costura criativa e biscuit. A mostra ainda conta com venda de polvilho, rapadura, conservas de pequi, pimenta, doces cristalizados, mel, frutas e verduras orgânicas.

Artesãos e todos aqueles interessados em aprender ou aprimorar habilidades artesanais podem participar das oficinas, que serão gratuitas e dispensam inscrições prévias.


Na terça-feira, 10/3, haverá oficina de palha de milho com Fatinha e de arranjos florais com Waldira Rodrigues. Elas acontecem das 10h às 12h e das 14h às 16h.

Na quarta-feira, 11/3, Carmelito Pereira dará oficina de cerâmica às 9h30 e, Andrey Novais, de pirografia às 14h30.

Na parte da manhã da quinta-feira, 12/3, haverá oficina de reaproveitamento de vidro com Maria Aline Petterson e às 14h30 de xilogravura, com mestre Guará.

Na sexta-feira, 13/3, Valmir Neves oferece oficina de modelagem em cerâmicas às 9h30, Helder Antônio, de reaproveitamento do cerrado às 14h30 e Vânia Cellidonio, de arranjos florais para mesa posta, também às 14h30.

Por fim, no sábado, 14/3, às 9h30 Mestre Dantas oferece oficina de casinha de papelão.

A mostra também é uma oportunidade para qualificar os artesãos, que poderão participar de quatro diferentes palestras.

Na quarta-feira, 11/3, às 9h30 Décio Coutinho (Goiânia) fala sobre “economia criativa no contexto do artesanato”.

Na quinta-feira, 12/3, no mesmo horário, haverá palestra sobre “como acessar serviços financeiros digitais para artesãos”, com Haroldo Mendonça (Brasília) e, às 14h30, sobre “como utilizar a matéria prima do baru para o artesanato e a alimentação", com Jesiel Campos (Brasília).

Na sexta-feira, 13/3, também às 9h30, professora Giovanna Tavares (Goiânia) fala sobre “a importância do turismo para o artesanato”.


Fonte: Ana Paula Mota - Assessora de Imprensa e Produtora Cultural - 62 9 9941-5464


Inscreva-se


Twitter

InstagramSiga nosso Instagram

Curta a FanPage
Próxima Postagem
« PRÓXIMA
Postagem Anterior
ANTERIOR »

Deixe seu Comentário: