Senador Canedo: Ações reforçam qualidade da Alimentação Escolar

Educação
O período letivo de 2020 teve início nesta segunda-feira, 3 de fevereiro, em todas as instituições de ensino de Senador Canedo

São mais de 24 mil alunos, na Educação Infantil, Ensino Fundamental Educação de Jovens e Adultos

Em conformidade com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), são ofertadas refeições saudáveis, numa proposta de Educação Alimentar e Nutricional, atendendo objetivos como: crescimento saudável e aprendizagem.
 
Para que isto ocorra, a Gerência de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, conta com profissionais qualificados para que, desde a compra, armazenagem, distribuição e controle de estoque, sejam atendidas todas as recomendações sanitárias, garantindo a qualidade e durabilidade dos alimentos. 

Nutricionistas são responsáveis pelo planejamento e acompanhamento do cardápio, para que todos os estudantes tenham uma boa alimentação, suprindo necessidades nutricionais importantes, evitando problemas como a desnutrição e também o sobrepeso.

“A alimentação escolar é direito dos alunos da educação básica pública e dever do Município e será promovida e incentivada com vista ao atendimento das diretrizes estabelecidas em lei. O emprego da alimentação saudável e adequada, compreende o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribuindo para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos e para a melhoria do rendimento escolar, em conformidade com a sua faixa etária e seu estado de saúde, inclusive dos que necessitam de atenção específica”, destaca Emerson Dias, responsável pela Gerência de Alimentação Escolar.

A inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, faz parte do currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida. 

Os cardápios são elaborados em observância as legislações vigentes e levando em consideração os hábitos alimentares locais, incentivando sempre o consumo saudável de frutas e verduras. 

Para a alimentação de creches, há o fornecimento de quatro refeições diárias compreendendo café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. 

Para as demais modalidades de ensino há o fornecimento de uma refeição. 

A Gerência realiza ainda a inspeção e seleção dos alimentos recebidos afim de garantir a segurança alimentar dos alunos da rede municipal de ensino, realizando também formações in loco, afim de garantir as boas práticas de manipulação, além de trabalhar a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) nas escolas, através de formação com os manipuladores, palestras e acompanhamento da preparação das refeições que são realizadas nas instituições. 

São entregues semanalmente a Gerência para serem distribuídos nas instituições cerca de 18.000 kg de alimentos, entre frutas, verduras, carnes, panificados, e secos e molhados. Fonte: Prefeitura de Senador Canedo
__________
Publicidade




Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscrevam:
Post: Lucieni Soares

Postar um comentário

Comentários