Equipe de 10 profissionais da rede municipal de Educação de Goiânia participou do II Congresso Internacional de Educação Especial e do I Congresso de Atendimento Psicossocial do Estado de Goiás. O evento foi realizado no auditório da Seduc-Goiás, entre segunda-feira (2/3) e quinta-feira (5/3), e reuniu especialistas, pesquisadores e educadores de diversas regiões do Brasil e do exterior para discutir práticas inclusivas e estratégias de apoio no ambiente escolar.
Durante o congresso, a equipe participou de palestras e mesas-redondas, voltadas a temas como inclusão escolar, atendimento psicossocial, direitos da criança e do adolescente no ambiente educacional, políticas públicas para a educação especial e metodologias de ensino adaptadas para estudantes com necessidades específicas.
No total, foram 12 palestras. Entre os temas, foram discutidas a Política Nacional de Educação Especial, deficiência visual na escola, atendimento educacional especializado para estudantes com Transtorno do Espectro Autista, o papel da Psicologia Escolar na comunidade educativa, currículo para fortalecimento da inclusão, educação bilíngue de surdos e o papel do acolhimento.
O palestrante João Vitor de Paiva, que tem síndrome de Down, falou de suas experiências, conquistas e desafios na Educação de um filho com síndrome de Down. Segundo João Vitor, “diagnóstico não é destino”. Ele ressaltou que se deve olhar para as possibilidades e talentos de cada estudante e que o diagnóstico é um ponto de partida para intervenções, apoio e estratégias adequadas.
De acordo com Lianna Gusmão, gerente de Inclusão, Diversidade e Cidadania da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME), com a participação foi possível ampliar conhecimentos e fortalecer práticas pedagógicas voltadas à inclusão no município. “A experiência contribui diretamente para o aprimoramento das práticas educacionais, especialmente no que diz respeito ao atendimento de alunos com deficiência e às demandas psicossociais presentes no contexto escolar”, destacou.


Comentários