Banner topo

PCGO cumpre mandados contra integrantes de torcida organizada investigados por tentativa de homicídio em Goiânia


A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Investigações Criminais, via Grupo Especial de Proteção ao Torcedor (GEPROT/DEIC), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (15), na cidade de Goiânia, a operação “Pontapé Inicial”, destinada ao cumprimento de cinco ordens judiciais, sendo dois mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão, em desfavor de dois investigados adultos e de um adolescente, vinculados à torcida organizada Esquadrão Vilanovense, mais especificamente ao grupo denominado “8º Comando”, apontados como responsáveis por ataques e emboscadas contra torcedores rivais na Região Metropolitana de Goiânia.

São apurados os crimes de tentativa de homicídio qualificado (por motivo fútil e pelo recurso que dificultou a defesa da vítima) e de associação criminosa. Em relação ao adolescente, investigam-se os atos infracionais análogos a tais delitos.

As investigações apontaram que o grupo esteve relacionado à emboscada violenta ocorrida na noite de 11 de novembro de 2025, no Setor Vera Cruz II, em Goiânia. Na ocasião, a vítima — torcedor do Goiás Esporte Clube, associado, no imaginário dos agressores, à torcida organizada rival — foi abordada pelo grupo criminoso e passou a ser agredida com socos, chutes, pauladas e pedradas, sendo derrubada ao solo e submetida a agressões sucessivas.

Ao tentar evadir-se, a vítima foi novamente cercada e submetida a nova sequência de agressões, desta vez com maior intensidade. Nesse momento, apurou-se que o adolescente investigado teria desferido diversos golpes de arma branca, atingindo a vítima na região cervical e no dorso, deixando-a gravemente ferida.

No curso da operação policial, os dois investigados maiores foram presos e o adolescente apreendido, além da apreensão de armas brancas, aparelhos celulares, outros elementos de prova e material associado à torcida organizada vinculada aos investigados.

As investigações continuam, visando à identificação e à responsabilização de outros autores envolvidos na ação criminosa.

A divulgação de informações, imagens e identificação dos presos ocorreu em conformidade com a Lei n.º 13.869/2019, com a Portaria n.º 547/2021/DGPC, e mediante despacho fundamentado da autoridade policial responsável, especialmente diante da possibilidade concreta de identificação de novas vítimas, resguardados os limites legais e o interesse da investigação.

Postar um comentário

Comentários