Prefeitura de Aparecida, em parceria com Governo de Goiás, abriu as portas do Anfiteatro Municipal Cantor Leandro para a formatura, na quarta-feira (05), de 199 alunos do projeto “Alfabetização e Família”, executado pela Secretaria Estadual de Educação
Familiares e amigos prestigiaram centenas de aparecidenses jovens, adultos e idosos favorecidos neste programa de alfabetização.
Com duração de seis meses, as aulas buscaram elevar a escolaridade dos alunos agora formados, contribuindo para a permanência deles nos processos de conclusão do ensino fundamental e médio. A secretária executiva de Educação de Aparecida de Goiânia, Indira Verosdika, disse que a formação simultânea de dez turmas do projeto representa um marco na vida dos alunos e um avanço na alfabetização no município:
"É gratificante ver essas pessoas, mesmo com a rotina tumultuada da vida adulta, superarem todas as barreiras para frequentar as aulas e concluir o curso. Isso é Aparecida avançando significativamente na melhoria dos seus índices de alfabetização", avaliou a gestora. Ela representou o prefeito Leandro Vilela.
Moradora do Jardim Tiradentes, Madalena Barbosa dos Santos, de 61 anos, chamou a família toda para comemorar essa vitória com ela. "Para mim, foi bom demais. O que eu quero agora é continuar estudando porque parei muito cedo", contou a formanda, que frequentou as aulas no Colégio Estadual Jardim Tiradentes.
Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) apontam que a taxa de analfabetismo em Goiás caiu de 5,9% em 2016 para 4% em 2023. Só nos últimos dois anos, em 2024 e 2025, o programa “Alfabetização e Família” alfabetizou 3,8 mil pessoas em Aparecida e em outros municípios goianos.




Comentários