Uma curiosidade bem interessante sobre o gambá é que ele é o único marsupial encontrado no Brasil e outros países das Américas. Isso significa que, assim como o canguru na Austrália, a fêmea do gambá tem uma bolsa (marsúpio) onde os filhotes ficam após o nascimento, onde completam seu desenvolvimento, já que nascem muito prematuros
Outra curiosidade importante sobre esse animal é que ele tem a habilidade de se “fingir de morto” quando está em perigo, comportamento chamado de tanatose. Nesse momento, ele fica imóvel, com o corpo mole e libera um odor muito forte, enganando predadores que desistem por achar que ele já está morto e impróprio para comer. Essa secreção que serve como uma defesa eficaz contra predadores, pode ser sentida a quilômetros de distância, e causa tontura e enjoo.
No entanto é importante destacar, gambás não são naturalmente fedorentos; esse odor intenso é uma reação de defesa, enquanto no dia a dia, estando tranquilo, o cheiro é bem mais fraco.
Gambás são animais solitários, podem ser arborícolas ou terrestres. Além disso, são onívoros e alimentam-se, por exemplo, de ovos, frutos e pequenos animais.
Eles são noturnos e capazes de escalar uma série de lugares. Durante o dia, os gambás, geralmente, dormem, podendo ser observados, por exemplo, em buracos de troncos de árvores ou sob folhas secas.


%2002.57.20_393df0eb.jpg)
Comentários