Limão contém ácido cítrico, conhecido por neutralizar sabores fortes como o amargo, e por seus efeitos de clareamento. Embora esse ácido seja suave em comparação com outros ácidos encontrados na natureza, ele ainda pode causar reações na pele, especialmente quando exposta ao sol
Esses compostos fotossensibilizantes são encontrados nas frutas cítricas, bem como na canela e no hibisco.
As manchas são lesões avermelhadas que surgem entre 24h e 48h após o contato, podendo até formar bolhas.
Como evitar que o limão manche a pele
Para evitar que o limão queime ou manche a pele, deve-se lavar a pele com água e sabão logo depois do manuseio, e ter o cuidado de não cortar ou espremer essa fruta quando estiver ao ar livre, no sol.
Caso ocorra a queimadura de limão, deve-se realizar os primeiros socorros, lavando abundantemente a pele com sabão em água corrente fria, e em seguida, se necessário, consultar o dermatologista ou ir ao pronto-socorro. Abaixo algumas dicas.
1. Lavar a pele com água e sabão
Este é o primeiro passo e serve para eliminar o suco que está na pele, evitando que a irritação continue. Deve-se usar água fria, lavar o local com água quente pode piorar a inflamação.
É também importante lavar com sabão, fazendo movimentos suaves, para garantir que todos os vestígios do suco sejam retirados.
2. Aplicar uma compressa gelada
Colocar uma compressa gelada sobre a pele é uma boa forma de reduzir a inflamação em poucos minutos e atenuar a mancha.
O ideal é utilizar uma compressa umedecida com água gelada, mas também se pode umedecer a compressa com chá gelado de camomila, por exemplo, que tem excelentes propriedades calmantes.
3. Passar uma pomada reparadora
Pomadas que ajudam a reparar a pele, como hipoglós ou bepantol, por exemplo, podem ajudar a acalmar a região que foi manchada pelo limão e permitir que a pele cicatrize, impedindo o surgimento de manchas mais definitivas.
É recomendado aplicar a pomada por 2 ou 3 dias na região, depois que a pele não estiver mais inflamada, com sinais de vermelhidão e irritação, para não causar piorar da mancha.
Estas pomadas podem ser passadas 2 a 3 vezes por dia.
Imagem: Ana Karla
Comentários