Cicatrização: Você sabia que o tamarindo ajuda a favorecer?

 


O tamarindo é uma fruta tropical com sabor ácido e é rica em vitaminas A e C, fibras, antioxidantes e minerais. Devido a todas essas propriedades, o tamarindo tem vários benefícios para a saúde, como prevenir doenças cardíacas, promover a saúde visual e prevenir o envelhecimento precoce.


. Ajudar a reduzir o colesterol "ruim"

O tamarindo ajuda a reduzir o colesterol "ruim", o LDL, pois contém antioxidantes e saponinas que favorecem a sua diminuição, prevenindo assim o surgimento de doenças cardiovasculares e promovendo a saúde do coração.


. Prevenir o envelhecimento precoce

Por ser rico em antioxidantes, o tamarindo evita os danos causado pelos radicais livres às células saudáveis, evitando o aparecimento das rugas e prevenindo o envelhecimento da pele.


. Controlar a diabetes

Consumir pequenas quantidades de tamarindo por dia pode ajudar a controlar a diabetes, já que essa fruta possui atividade hipoglicemiante, devido à presença de fibras que diminuem a velocidade de absorção de açúcar no intestino.


. Reduzir a inflamação

O tamarindo possui propriedades que ajudam a inibir vários processos biológicos relacionados com a inflamação e, em caso de dor, ativa os receptores opioides.


Assim, o tamarindo poderia ser útil para complementar o tratamento de doenças inflamatórias, dor de estômago, dor de garganta, reumatismo e asma, por exemplo.


. Favorecer a cicatrização

Por ser rica em vitamina C e vitamina A, o tamarindo possui propriedade anti-inflamatória que ajuda a regenerar a pele, favorece a cicatrização de feridas e queimaduras.


Como consumir

O tamarindo pode ser usado para preparar bebidas, como tempero de alimentos ou como ingrediente para diversas preparações, como sobremesas, molhos, sorvete e geleia.


Além disso, suas vagens, flores e folhas podem também ser aproveitadas para preparar infusões ou água de tamarindo.


O tamarindo deve ser consumido em pequenas porções, já que possui muitas calorias, de forma que não é indicado ultrapassar 30 gramas por dia.

Postar um comentário

Comentários