Pitaya é uma fruta com muitos benefícios à saúde, como ajudar na prevenção do câncer, reduzir o colesterol e fortalecer os ossos
A pitaya é uma fruta de sabor suave e doce que nasce de um cacto da família Cactaceae, do gênero Hylocereus, sendo relativamente comum em países da América Central e América do Sul, assim como também em Israel, Tailândia, Vietnam e Malásia.
É uma fruta que tem vários benefícios para a saúde, podendo favorecer a perda de peso e combater doenças como osteoporose, anemia, alterações cardíacas e gastrointestinais. Os benefícios da pitaya estão relacionados com o seu alto poder antioxidante, já que é rica em polifenois, vitaminas e minerais, que são importantes para proteger o organismo.
A fruta é rica em flavonoides, betacianinas, vitamina C e polifenois, que atuam como anti-inflamatórios e antioxidantes, evitando o dano causado pelos radicais livres às células do corpo e, por sua vez, o desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer, diabetes e artrite reumatoide, por exemplo.
A pitaya fornece cálcio, magnésio e fósforo para o organismo, minerais importantes para o fortalecimento dos ossos e dentes, sendo uma excelente opção para as pessoas que possuem osteoporose e osteopenia, além de também ser interessante para crianças para favorecer o seu crescimento e desenvolvimento saudável.
Estudos recentes sugerem que a pitaya atua como prebiótico, o que significa que as fibras que essa fruta possui não são digeridas no intestino, mas sim fermentadas, o que aumenta a quantidade e a atividade das bactérias boas que fazem parte da microbiota intestinal, ao mesmo tempo que regula o crescimento de bactérias que causam danos.
Comentários