Necessidade de recorrer a algum profissional varia de acordo com motivo da falta de sono do paciente. O tratamento de distúrbios do sono pode ser feito por diferentes profissionais de saúde, como psicólogos, psiquiatras, otorrinolaringologistas, neurologistas, entre outros
É importante ter regularidade no horário de deitar e no horário de levantar, tentando criar um hábito que seja adequado, ou seja, a preparação para dormir. É aquilo que você faz 30 minutos antes de deitar na cama, como desligar ou parar de manusear o celular, pôr o pijama, escovar os dentes, criar um ritual. É bom que esse ritual tenha um horário o mais regular possível.
Entre os distúrbios do sono mais conhecidos, está a paralisia do sono. Ao acordar, muitas vezes o paciente com essa condição não consegue falar ou realizar movimentos simples do corpo. A apneia do sono pode acontecer desde a infância, e a insônia pode acontecer a partir da adolescência.
Confira algumas possíveis causas de distúrbios do sono:
. Mudanças repentinas nos níveis de humor, que podem ser desencadeadas por fatores biológicos, como alterações hormonais ou químicas no cérebro.
. Estresse e ansiedade, causas comuns de alterações de humor.
. Fadiga e estresse também afetam o humor, esgotando o sistema nervoso e o corpo, prejudicando o sono.
O estado de atordoado após acordar ocorre porque ainda estamos em transição do sono para a vigília, acordar assim indica que o sono não foi reparador.
Importante destacar que mudanças repentinas de emoções podem ser normais, mas quando se tornam frequentes e intensas, podem ser uma doença.
Comentários