Necessidade surgiu devido ao alto número de registros com os assistidos, sendo ocorrências quase diárias, principalmente convulsões e crises de abstinência
Servidores do Centro Pop de Rondonópolis passaram por capacitação de primeiros socorros na quinta-feira (20). O treinamento foi ministrado pela médica Luciana Horta, com anos de experiência no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), abordando como agir de imediato caso uma pessoa sofra um acidente ou mal súbito.
“São situações, por exemplo, de como acionar o SAMU, de como fazer com engasgo, que é uma coisa frequente que pode acontecer, e o que você pode fazer para ajudar enquanto o Samu não chega no local”, explicou Luciana Horta.
A iniciativa é da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, por meio da secretária e primeira-dama Alessandra Ferreira Cróco, que convidou a equipe do Samu para ministrar o treinamento.
“Como o Centro Pop é frequentado também por usuários, às vezes a gente tem a questão de eles terem alguma abstinência e a gente não saber como lidar com a situação”, comentou Alessandra.
O Centro POP é um local para atender a população em situação de rua, entre eles usuários e dependentes químicos, fortalecendo as ações de apoio, ajuda humanitária e de enfrentamento aos desafios que esses assistidos vivenciam.
Comentários