Banner

Um bebê tem mais ossos que um adulto


Curiosidades do corpo humano


Podemos afirmar que o corpo humano é uma máquina em perfeito funcionamento, que atua em diversos sistemas simultaneamente. Assim como todos os seres vivos, os seres humanos tem o corpo formado por células, responsáveis por formar tecidos, que por sua vez formam órgãos que, desenvolvem os sistemas.

Formados por tecidos diferentes que atuam de forma conjunta realizando uma função, os órgãos estão sempre em sintonia, com alguns interligados para desempenhar uma função ainda maior.

Considerando que o corpo humano é uma estrutura complexa com inúmeras partes que podem exercer funções fundamentais para a sobrevivência, essa estrutura também conta com algumas curiosidades. Confira as principais:

1. Um bebê tem mais ossos que um adulto

O corpo de um adulto possui 206 ossos. No entanto, ainda quando recém-nascido, o ser humano apresenta certa de 300 ossos. A diferença se dá, pois, ao longo do crescimento, muitos ossos acabam se fundindo, tornando-se apenas um.

2. Os vasos sanguíneos poderiam dar duas voltas na Terra

A totalidade dos vasos sanguíneos existentes no corpo humano, ou seja, artérias, veias e capilare, medem cerca de 100 mil quilômetros. Se juntos, poderiam dar duas voltas e meia no planeta Terra, visto que nosso planeta mede 40.075 km em circunferência.

3. O corpo possui quase 5 litros de sangue

Os únicos locais do corpo humano que não são irrigados por vasos sanguíneos são os cabelos, córneas e unhas. Em quantidade líquida, o corpo humano possui quase 5 litros de sangue. Quando retirado para doação, são cedidos no máximo 450 ml que são repostos pelo organismo.

4. A pele é o orgão mais pesado do corpo

Além de ser o órgão mais extenso do corpo, a pele é também o órgão mais pesado do corpo. Um ser humano adulto possui em média 2 metros quadrados de pele, com peso correspondente a cerca de 15% do total de seu corpo.

5. O músculo mais forte do corpo fica na boca

O masseter é considerado o músculo mais forte do corpo humano. Encontrado na boca, ele é responsável pela alimentação e fala. Por ser exercitado diariamente, se torna cada vez mais fortalecido.
-----


Seguir no Instagram 

Acesse nosso grupo no WhatsApp: Clique AQUI
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se


Twitter   

Curta a Página

Postar um comentário

Comentários