Mutirão no Jardins do Cerrado em Goiânia


Neste fim de semana no Jardins do Cerrado a prefeitura de Goiânia em parceria com Órgãos e Instituições do Estado de Goiás realizou mutirão em que a população da região do Vera Cruz pôde contar com mais de duzentos serviços direcionados aos seus cidadãos, além de oficinas de aprendizagem e cultura bem como apresentações artísticas


Dentre as pastas da prefeitura, a Central de Finanças esteve de prontidão a fim de realizar verificação e revisão de IPTU/ITU, orientações para abrir processos no Atende Fácil, dentre outras situações, a fim de prestar informações estavam os atendentes Marcos e Eduardo Palazzo.

Também conversamos com Eduardo Oliveira, Secretário Executivo Municipal de Direitos Humanos e Políticas Públicas Afirmativas (SMDHPA) que nos explicou um pouco sobre o trabalho da secretaria e o sucesso de atendimento neste Mutirão perante o último realizado na Vila Redenção.


Segundo o Secretário Eduardo, durante o último mutirão realizado na Vila Redenção foram realizados três atendimentos enquanto que até as 15 horas deste sábado, 13, o estande da SMDHPA já havia atendido quinze cidadãos.

Dentre os serviços ofertados, a emissão do ID Jovem, carteira do Autista, passaporte PCD, distribuição de autoteste para HIV, acolhimento de denúncias quanto a violação de direitos, como moradia, educação e desigualdades sociais, atendimento de pessoas trans para mudança de nome e encaminhamento para outras demandas, orientações a população para atendimentos em outras secretarias, atendimento para a população Lgbtqia+, dentre outros.

A SMDHPA conta com cinco Superintendências a fim de promover a igualdade social e a equidade através das ações Afirmativas em parceria com outros órgãos, inclusive com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), promovendo cursos e capacitação, bem como diálogos sociais. Esta secretaria ainda conta com o disk 100 para denúncias.

Segundo Eduardo Oliveira, os atendimentos pela SMDHPA têm tido sucesso crescente pois em 2021 foram realizados pouco mais de trezentos atendimentos, já em 2023 este número triplicou e chegou em torno de mil e neste ano até esta data a secretaria já conta com mais de quatrocentos atendimentos, inclusive de Venezuelanos e indígenas.

Dentre os órgãos à parte da prefeitura participando do mutirão, a Saneago (Companhia de Saneamento de Goiás S/A) com uma oficina de conscientização social, trabalhando a criatividade artística através da pintura livre em guache, o local chamou a atenção de crianças pequenas, pré-adolescentes e até adultos, disputando os poucos cavaletes para realizarem as suas artes.


Segundo Divina Lúcia, Supervisora de Ação Social da Saneago, esta oficina tem o objetivo de conscientizar sobre o consumo da água de forma responsável e da preservação ambiental com a participação social através de um processo participativo.

Também houve apresentação dos mascotes da saneago com brincadeiras e interação com as crianças.

Este tipo de evento é muito importante para a população pois leva os serviços e informações necessárias para quem vive nas periferias da cidade.





Por Antonio Oliveira, Colunista O Centroeste



Seguir no Instagram

Postar um comentário

Comentários