Saúde de Senador Canedo promove ações de prevenção e combate ao câncer de colo de útero neste sábado


Unidades de saúde realizarão coleta de material para exame ginecológico preventivo, vacinação contra HPV e testes rápidos de ISTs

A Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza o Dia D do Março Lilás. O mês é dedicado à prevenção e combate ao câncer de colo de útero.

Unidades de saúde estarão funcionando neste sábado, 16, das 7h às 13h, oferecendo coleta de exame ginecológico preventivo, vacinação contra HPV para crianças de 9 a 14 anos, além de testes rápidos de ISTs.

O exame ginecológico preventivo é fundamental para mulheres sexualmente ativas, pois avalia o colo do útero em busca de sinais de infecção pelo HPV, o vírus responsável pelo câncer de colo de útero, além de outros microrganismos transmitidos sexualmente.

"Essa ação visa alcançar mulheres que não realizam o exame preventivo há mais de 3 anos. O exame é essencial, pois detecta lesões precursoras do câncer. Tratadas precocemente, essas lesões não evoluem para a doença, por isso é crucial a realização do procedimento", afirma Mariley Gomes da Silva, superintendente de atenção primária à saúde.

Vacinação

A vacinação contra o HPV está disponível para crianças de 9 a 14 anos. O HPV é a Infecção Sexualmente Transmissível (IST) mais comum no mundo, tornando a imunização uma medida essencial de prevenção.

Unidades de Saúde que estarão atendendo neste sábado:

- PSF Bairro Alvorada

- UBS Boa Vista

- PSF Jardim Canedo

- PSF Jardim Canedo III

- PSF Jardim Todos os Santos

- UBS Prado

- PSF Uirapuru

- UBS Vila Santa Rosa

- PSF Vargem Bonita

- PSF Setor Castros

- PSF Estrela do Sul

- UBS Flor de Ipê

- UBS Jardim das Oliveiras 

- PSF Vila Matinha

- UBS Vila Galvão

- PSF Vila São João


Informações por Lara Eduarda da Secretaria de Comunicação

Ver mais sobre Senador Canedo AQUI
__________


Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscreva

Postar um comentário

Comentários