Eleições 2024 para Prefeito de Goiânia: possíveis pré-candidatos e a polarização

Por Antonio Oliveira


Apesar das eleições municipais serem restritas às suas localidades, será um ledo engano pensar assim, pois ainda teremos as polaridades vivenciadas na eleição passada neste 2024 também


Atores tornar-se-ão evidências à luz ou poderemos dizer à sombra de Lula e Bolsonaro apesar deste último não ser protagonista no atual cenário nacional. Dentro do espectro político goianiense, quem poderia dar um tom diferente deste, seria a Sra. Ana Paula Rezende Machado Craveiro.

A disputa pelo Paço de Goiânia provavelmente contará com bolsonaristas de um lado representados pelos candidatos:

Senador Vanderlan Cardoso (PSD);
Atual prefeito Rogério Cruz (Republicanos);
Ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (PRD);
Atual presidente da Alego, Bruno Peixoto (União Brasil);
Deputado Federal Gustavo Gayer (PL);
Delegado Waldir (União Brasil).

E de outro lado os lulistas:

Deputada Federal Del. Adriana Accorsi (PT);
Manu Jacob (PSol);
Ex-vereador Fábio Tokarski (PCdoB);
Ex-vereador e ex-deputado federal, Elias Vaz (PSB);
Vereadora Aava Santiago (PSDB).

A polarização está posta, entretanto talvez haja uma possibilidade em fugir dela, mesmo ainda à sombra do ex-político de vulto nacional e ex-prefeito da capital Iris Rezende, a Sra. Ana Paula Rezende poderia se lançar pelo partido MDB, embora este estivesse sempre coligado nas últimas eleições municipais de Goiânia.

Todavia segundo publicação em outra mídia local, está fora dos planos da família que a filha do ex-prefeito da capital participe do pleito de 2024 com vistas ao Paço Municipal.

Contudo caso não apareça entre os postulantes acima mencionados ou um novo outsider que tenha luz própria, não ficaremos livres da disputa ideológica com discursos vazios, e portanto fora dos propósitos necessários à população.

Os problemas de Goiânia estão em todas as áreas da sociedade goianiense portanto os debates a cerca deles precisam haver tais como:

Déficit e aparelhamento de escolas e cmeis da capital;
Transporte urbano com ônibus que mais parecem carroças velhas;
Postos de saúde da família fechados;
Déficits de médicos e outros profissionais da saúde;
Remoção de Moradias em áreas de risco;
Saneamento em bairros periféricos;
Prédios e Instalações que servem de aparelhamento para serviços essenciais aos cidadãos fechados por falta de manutenção;
Melhor qualidade para trabalho bem como pagamentos de direitos aos servidores municipais, principalmente àqueles da área da educação;
Revisão dos índices de aumento e reajuste nas cobranças de IPTU e ITU as quais hoje são difíceis o entendimento da população quanto aos critérios utilizados;
Revitalização do centro da cidade;
dentre tantos outros temas importantes e vitais ao cidadão de Goiânia.

Porém ficaremos na espreita para que os debates entre os postulantes ao cargo maior do Paço de Goiânia possam discutir os problemas e edificar propostas aos cidadãos goianienses.


Confira mais do Colunista Antonio Oliveira AQUI


Seguir no Instagram

Postar um comentário

Comentários

  1. É importante ficarmos de olho nas propostas de cada candidato. E ainda mais, para a retrospectiva de sua vida política.

    ResponderExcluir