Banner

Senador Canedo: Projeto ensina programação gráfica a alunos da rede municipal de ensino


Projeto está sendo desenvolvido em duas instituições de ensino: Escola Municipal Luzia Maria de Siqueira e na Escola Municipal Pastor Albino Gonçalves Boaventura e conta com oficinas de planejamento, personagens, animações, cenários e muito mais

O projeto "Copa Scratch: criando jogos e animes de forma divertida" teve inicio no dia 08 e termina dia 31 de agosto. O objetivo é estimular o interesse dos alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental para o pensamento computacional, demonstrando que a programação faz parte da realidade dos estudantes e das diferentes áreas de conhecimento, a partir de oficinas para criação de Jogos e Animes.

A ação é de autoria e coordenação do Prof. Dr. Carlos Roberto da Silveira Júnior. Além disso, as oficinas são conduzidas por estudantes bolsistas / monitores, com o apoio de professores do IFG Câmpus Senador Canedo, IFG Câmpus Goiânia e pelos assessores de tecnologia educacional da SEMEC / Senador Canedo.

“O projeto representa uma oportunidade de aprendizado de programação a partir do uso do software Scratch, metodologias ativas e a interdisciplinaridade”, afirma o coordenador do projeto, Prof. Dr. Carlos Roberto da Silveira Júnior.

“O estudante assume o papel de protagonista do seu próprio aprendizado ao ter a liberdade de desenvolver um projeto de jogo ou anime com sua equipe, propiciando o desenvolvimento de diversas habilidades”, pontua.


DESENVOLVIMENTO


O projeto está sendo desenvolvido em duas instituições de ensino: Escola Municipal Luzia Maria de Siqueira e na Escola Municipal Pastor Albino Gonçalves Boaventura, são oito oficinas: planejamento; personagens; animações; cenários; interações com sons; interações entre personagens e objetos; integração e avaliação do projeto. Além disso, é utilizado a ferramenta Scratch e metodologias ativas de desenvolvimento de jogos e gamificação.

O projeto está em consonância com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao estimular o pensamento computacional e apresentar conexão interdisciplinar ao envolver conteúdos disciplinares no desenvolvimento dos jogos e animações.

A Copa Scratch é financiada pela SETEC / MEC (Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação) por meio do Chamamento Público IFES n. 01/2021 de Apoio à Iniciação Tecnológica com Foco no Ensino de Programação Aplicada, sendo gerida pelo IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) em parceria com a FACTO (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia do Espírito Santo) que gerencia os recursos dos projetos da chamada.


Informações por Máxia Lidyan / Foto: Xande Manso

Ver mais sobre Senador Canedo AQUI
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscreva

Postar um comentário

Comentários