Senador Canedo: Gestantes contam com assistência odontológica no Pré-Natal


Em pouco mais de um ano, a Secretaria Municipal de Saúde passou de 2% para mais de 60% em relação à cobertura de atendimento odontológico às gestantes, exigido pelo Ministério da Saúde

Em comparativo com o ano de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passou por grandes mudanças, o que contribuiu com a melhoria na cobertura dos atendimentos em todas as áreas, incluindo a Atenção Primária. Em relação ao atendimento odontológico na gestação, ainda há um receio, por parte da população, sobre os possíveis riscos que envolvem o tratamento, mas com trabalho de informação e conscientização, pouco a pouco esses mitos vêm sendo derrubados.
 
Somente no mês de junho do ano de 2022, foram realizados mais de 120 procedimentos em gestantes do município, uma ação que só foi possível graças à capacitação continuada dos profissionais odontólogos e compreensão por parte da população.

Segundo a diretora de Saúde Bucal, Isabella Valadão, atualmente, a secretaria alcançou a meta de 60% estabelecida pelo Ministério da Saúde. "As equipes de saúde bucal da SMS conseguiram alavancar os atendimentos às gestantes nas unidades básicas de saúde, após ações de capacitação e desmistificação sobre o atendimento odontológico, durante a gestação. Com a ajuda das equipes conseguimos fornecer mais qualidade de vida e cuidados específicos para esse público”, afirma a diretora.

A Educação Permanente em Saúde visa contribuir para transformar e qualificar as práticas, organizando as ações e os serviços, focando na formação e desenvolvimento dos trabalhadores da saúde. A secretária municipal de saúde, Ludmyla Maranha, afirma que o trabalho de toda a equipe tem elevado a qualidade do serviço prestado e essa mudança tem sido notada pelos moradores. 

Andreyna Abrego de Sena, moradora do Bairro Alvorada, tinha muito medo de causar algum problema a gravidez se fizesse tratamento odontológico na gestação, mas com a ajuda dos profissionais ela conseguiu fazer todo o procedimento odontológico. “Eu tinha medo demais, ficava com dor, mas não ia no dentista, até que a dor me venceu e eu acabei vindo. A doutora conseguiu me orientar e eu fiz todo o tratamento. Então, se você é mamãe não tenha medo, faça seu tratamento, os profissionais são ótimos".

O acesso à assistência odontológica na gravidez é repleto de barreiras, que vão desde a baixa percepção de necessidade das gestantes, a ansiedade e falta de informações.

A meta de atendimento preconizada pelo Ministério da Saúde já foi alcançada, entretanto, o objetivo é chegar a 90% de assistência à gestantes, ainda no segundo semestre de 2022.

Para que isso aconteça, estão sendo desenvolvidas ações e programas para levar informação para toda a população, para que as pacientes possam realizar o pré-natal odontológico.

Por Carlos Willton

Postar um comentário

Comentários