Senador Canedo cria comitê para gerenciar ações de combate as queimadas


Principal meta entre os órgãos, é estabelecer ações concretas e em um curto prazo dar respostas objetivas e práticas, já que o avanço das queimadas tem como período de maior incidência os meses de agosto e setembro

A Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), alinhada às demandas mais proeminentes em gestão de meio ambiente e sustentabilidade, promoveu na última terça-feira, 05, reunião com a finalidade de integrar diversos órgãos do poder público e da sociedade civil organizada, para discutir o combate às queimadas de forma sistêmica.

Estiveram Reunidos o Ministério Público (MPGO), a 14ª Regional de Proteção e Defesa Civil (REDEC) do Corpo de Bombeiros, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), a Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA), a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SEMAB), Secretaria de Comunicação, EMATER, Representante do setor industrial do polo petroquímico e Patrulha Ambiental.

A reunião foi presidida por Paulo Roberto dos Santos, Presidente da AMMA de Senador Canedo; Marta Moriya Loyola, Promotora de Justiça e o Capitão Hugo de Oliveira Bazílio do 14º Batalhão do Corpo de Bombeiros.


Com o aumento das queimadas em Senador Canedo, o quadro de crimes ambientais é alarmante, o período de seca potencializado em boa parte decorrente das condições climáticas e características de nosso bioma, o Cerrado, mas principalmente tem como elemento deflagrador a ação humana nesse quadro catastrófico. Nesta reunião foi criado um comitê para gerenciar as ações e levantar os recursos necessários para o combate as queimadas.

A AMMA, contará com a 14ª REDEC, para uma oficina de confecção de abafadores, ferramenta de combate ao incêndio nos momentos iniciais de sua propagação, possibilitando que uma equipe de brigadistas devidamente treinados contenham o avanço das queimadas, mitigando o risco e impedindo um desastre de grandes proporções.

Para a promotora do Ministério Público, Marta Loyola, a criação do comitê estimula a conscientização das pessoas e auxilia no atendimento às denúncias contra as queimadas. “Com o comitê, vamos trabalhar com ações assertivas para os moradores da área urbana e rural, levando em consideração a melhoria no atendimento às denúncias nos casos de queimadas”, destacou.

O órgão deve elaborar ofícios e comunicação aos órgãos responsáveis pela manutenção das rodovias e ferrovias levando principalmente a delimitação de suas faixas de domínios, solicitando a manutenção dos aceiros (corte, remoção e limpeza das faixas centrais e laterais em torno do perímetro das vias).

Tanto na zona rural como urbana, também houve consenso quanto à formação de grupos de brigadistas, que poderão no futuro compor os Núcleos de Proteção e Defesa Civil. Isto é fundamental para conter o avanço do fogo logo no início.

Por Milenna Medrado

Ver mais sobre Senador Canedo AQUI
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscreva

Postar um comentário

Comentários