Senador Canedo constrói maior vala sanitária já feita no município


Nova vala terá capacidade suficiente para comportar toda destinação de lixo pelos próximos quatro anos

A prefeitura de Senador Canedo, através da Secretaria de Infraestrutura e Obras (Seinfra), está construindo a maior vala sanitária já feita na história do município. Com um volume de 100.000 m³, ela comportará todos os resíduos sólidos urbanos.


A vala é a sétima do aterro sanitário municipal, que já conta com cinco encerradas e uma em operação, mas já perto da sua capacidade máxima.


O aterro sanitário municipal, inaugurado em 2008, foi construído para sanar a degradação ambiental gerada pelo antigo lixão, que era localizado às margens da GO-403, na Vila Galvão. Segundo o engenheiro da Seinfra, Vitor Borges, “o aterro sanitário representa uma evolução para o município. Ao contrário do lixão, as valas do aterro têm o solo impermeabilizado antes de receber os resíduos, o que evita que o chorume, resíduo resultante da decomposição orgânica do lixo, entre em contato com lençóis freáticos e contamine a água”, afirmou.

A engenheira civil Izabela Cristina Morais Lima, que presta serviço para o aterro, disse que o descarte incorreto dos resíduos produzidos pela população pode agravar a poluição do solo, do ar e da água, afetando diretamente o abastecimento de água. Quando o manuseio destes resíduos é feito de maneira inadequada, pode ocasionar a proliferação de mosquitos, aves e roedores vetores de doenças. Por isso, a destinação do lixo está diretamente ligada à saúde pública.

Com isso em mente, a Secretária da Seinfra, Patrícia Rodrigues, destaca a responsabilidade da pasta com o meio ambiente. “Estamos seguindo todos os padrões técnicos e realizando a obra com recursos próprios. Todos os meses são recolhidos cerca de 3.300 toneladas de lixo em Senador Canedo, e esta nova vala terá capacidade suficiente para comportar toda a destinação pelos próximos quatro anos aproximadamente”, disse.

Informações e fotos por Victor Rodrigues

Ver mais sobre Senador Canedo AQUI
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscreva

Postar um comentário

Comentários