Senador Canedo entrega fraldas geriátricas para pacientes acamados


Após levantamento dos pacientes acamados e que necessitam de fraldas, foi realizada primeira etapa de entrega dos produtos descartáveis


A Prefeitura de Senador Canedo, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), começou na terça-feira, 21, a distribuição gratuita de fraldas geriátricas para pacientes acamados, que residem no município. O projeto idealizado pela SMS tem o objetivo de prestar apoio às famílias que lutam diariamente para manter a qualidade de vida dos seus entes.


A distribuição das fraldas é realizada pela Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), unidade responsável pelo armazenamento, controle de estoque e solicitação de compras de medicamentos e materiais hospitalares. A CAF também é responsável pela execução de diversos programas em Senador Canedo, como a confecção de kits de curativos e dietas, leites especiais, montagem de requisição de medicamentos do componente especializado e componente estratégico.

Agora, as famílias canedenses podem contar com mais um programa que auxilia no cuidado da saúde dos pacientes, todos os meses. Para a diretora da CAF, Morghana Luz, A entrega das fraldas descartáveis para os pacientes acamados é um benefício imprescindível para a manutenção da saúde, redução dos riscos de doenças e desconfortos do paciente, além de reduzir o alto custo que os familiares assumem para fazer frente às necessidades da aquisição de fraldas de maneira contínua.

A população recebeu de braços abertos a novidade, pois os gastos com os materiais podem ser revertidos em outras ações dentro da residência. Esse foi o caso de Antônia Regis, moradora do Jardim Canedo III, que cuida de seu filho acamado e batalha diariamente para manter o bem-estar dele. “Nossa é uma ação muito boa, eu agradeço demais, agora vou poder economizar o dinheiro das fraldas e vou comprar mais comida, pois hoje em dia tá muito difícil. Obrigada por tudo!”.

A Secretária de Saúde, Ludmyla Maranha, relata que esse é um projeto solicitado pelo próprio prefeito Fernando Pellozo, com o intuito de atender a necessidade da população. “A partir de agora as famílias vão receber todo mês 40 fraldas, um projeto que o prefeito solicitou para desenvolvermos e a equipe se empenhou para que acontecesse. Ainda temos diversos projetos caminhando, tudo com o intuito de fazer da nossa saúde uma referência no Estado. Acredito que a população já está vendo a diferença, ainda temos muito trabalho pela frente, mas estamos no caminho para trazer o melhor para toda a população”, afirmou a secretária.

Atualmente, o programa atende cerca de 90 pacientes e para que a população possa ter acesso aos produtos e serviços oferecidos pela Central de Abastecimento, a família deve dar a entrada no processo na Secretaria de Saúde, através do Componente Especializado, com a assistente social. Além disso, deve apresentar a cópia dos documentos pessoais (identidade, comprovante de endereço atualizado, cartão SUS) e laudo médico solicitando as fraldas descartáveis, medicamentos, curativos e afins. Logo após, a enfermeira responsável entra em contato para fazer a liberação dos produtos.


Por Carlos Willton / Fotos: Xande Manso
----


Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/9RCK2Z3EOPK0eLNHnFkpxl Conteúdo e Notícias de Senador Canedo

Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Siga nosso Instagram  

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários