Reconhecimento de assinaturas já pode ser feito digitalmente em todo Estado de Goiás


Com o lançamento do e-Not Assina, o Reconhecimento de Assinatura passa a ser digital


Serviço permite envio e reconhecimento eletrônico de assinaturas e completa a migração de 100% dos atos notariais para a forma online

O reconhecimento de assinaturas pode ser feito digitalmente em Cartórios de Notas de todo o Estado de Goiás. A novidade permite ao cidadão encaminhar digitalmente um documento para o Tabelionato – pela plataforma: www.enotassina.com.br, assina-lo eletronicamente, ter a sua assinatura reconhecida pelo tabelião e, em seguida, remeter o documento digital para os destinatários finais.

O lançamento completa a migração total dos atos notariais para o meio eletrônico, iniciada em maio de 2020 com a publicação do Provimento nº 100 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e que já permite a prática de diversos serviços de forma online pela plataforma e-Notariado, como as escrituras públicas de compra e venda de imóveis, doação, partilha, inventário, união estável, entre outras, além de atos como procurações, testamentos, apostilamentos e autenticações de documentos, que já totalizam mais de 20 mil atos digitais no estado.

Com mais esse lançamento, fica mais fácil para o usuário o reconhecimento de assinaturas totalmente online. O cidadão não precisa mais se deslocar até o cartório de notas, é possível fazer o reconhecimento de assinaturas de qualquer lugar, com acesso à internet. Isso simboliza mais um avanço dos tabelionatos a favor da sociedade”, afirma o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Goiás (CNB/GO) Alex Valadares Braga.

Para realizar o reconhecimento de assinatura de forma eletrônica, o usuário deverá possuir um certificado digital notarizado – que pode ser emitido gratuitamente pela plataforma: www.e-notariado.org.br, procedimento no qual o tabelião fará a identificação do cidadão e o vinculará àquele certificado, que terá validade de três anos.

De posse deste certificado, será possível acessar a plataforma: www.enotassina.com.br, enviar o documento que necessita ter a assinatura reconhecida, indicar quais são as pessoas que precisam assina-lo, realizar a assinatura de forma eletrônica e remeter o documento ao destinatário final, em um serviço que levará poucos minutos e terá o mesmo preço que o ato físico, feito no balcão dos Cartórios e que é tabelado por lei estadual.

CNB/GO

O Colégio Notarial do Brasil – Seção Goiás (CNB/GO) é a entidade de classe que, desde 2015, representa institucionalmente os tabeliães de notas do Estado de Goiás. As seccionais dos Colégios Notariais de cada Estado estão reunidas em um Conselho Federal (CNB/CF), que é filiado à União Internacional do Notariado (UINL).

A UINL é uma entidade não governamental que reúne 88 países e representa o notariado mundial existente em mais de 100 nações, correspondentes a 2/3 da população global e 60% do PIB mundial, praticando atos que conferem publicidade, autenticidade, segurança e eficácia aos negócios jurídicos pessoais e patrimoniais, contribuindo para a desjudicialização e a prevenção de litígios.

Com informações da Assessoria de Imprensa do CNB/GO
----


Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6 
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Siga nosso Instagram  

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários