Senador Canedo: 1ª assembleia do Consórcio Sul reforça necessidade de mais parcerias público-privadas


Serão investidos R$ 25 milhões em saneamento com recurso de TAC assinado entre Sanesc e empreendedores, com respaldo do Ministério Público

Foi realizada nesta terça-feira, 17, a primeira assembleia entre os membros do Consórcio Sul, parceria firmada entre a Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc) e a iniciativa privada, para a realização de obras que irão ampliar o abastecimento de água na Região Sul do município. O encontro aconteceu na sede do Secovi (Sindicato das Imobiliárias e Condomínios do Estado de Goiás) e contou com representantes das 14 empresas que compõem o grupo, além do presidente da Sanesc, Cainã Teodoro.

Essa foi a primeira reunião do grupo, depois da assinatura do projeto ocorrido no dia 03 de maio, em evento realizado pela prefeitura de Senador Canedo com a presença do prefeito Fernando Pellozo; da promotora de justiça, Dra. Marta Loyola e de representantes das empresas participantes do consórcio. Na ocasião ficou definido que as obras de saneamento serão realizadas com recursos repassados pelas empresas através de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) firmado entre a iniciativa privada e o Ministério Público, em benefício do Município de Senador Canedo. No total serão R$ 25 milhões investidos.

O Consórcio Sul é formado pela união de 14 empresas para a realização de importantes obras de saneamento na Região Sul de Senador Canedo. Entre as obras estão a construção de novos Centros de Reservação, o CR São Francisco, CR Sul, CR GO-020 e CR Morumbi, e a construção de mais 11.400 metros de adutora, que contarão com estações elevatórias de água tratada, três subestações de energia nos Centros de Reservação do São Francisco, Sul e GO-020. Também está planejada a construção de novos reservatórios apoiados, que têm maior capacidade de armazenamento e mais segurança.

O coordenador do Consórcio Sul, presidente do Secovi Antônio Carlos da Costa, explicou a importância da parceria firmada entre a Prefeitura de Senador Canedo e as empresas, gerando benefícios para a população. “Sem saneamento não se consegue nenhum desenvolvimento, e essa é uma grande demanda que existe em todo o estado de Goiás. E Senador Canedo sai na frente, demonstrando que, com transparência e muita clareza, e uma ação efetiva do Ministério Público, a gente consegue uma junção de um grupo de empreendedores no sentido de viabilizar uma obra tão importante, que inclusive vai ajudar a resolver um problema social que está instalado em Senador Canedo, em benefício de uma população que ainda não tem saneamento”, comentou.

Segundo Antônio Carlos, essas parcerias entre o poder público e a iniciativa privada precisam estar mais presentes nos municípios, pois toda a cidade é beneficiada com isso. “Ações como essa, de parceria entre o público e o privado, têm que ser cada dia mais utilizadas para se resolver problemas das cidades. A gente sabe que o setor público tem dificuldades de recursos e que o setor privado tem uma velocidade muito maior no ato de empreender, então o que a gente precisa é exatamente isso, de boas ações como essa no sentido de criar soluções para resolver problemas do município”, destacou.

Durante a reunião desta terça-feira o presidente da Sanesc, Cainã Teodoro, explicou que todas as ações da Companhia estão pautadas na ética e na transparência, deixando claro que os processos de trabalho da companhia estão sendo registrados e ficarão disponíveis para consulta. “Vamos deixar todo o processo transparente e, lá na sede da Sanesc, vamos fazer o dossiê físico e digital de todas as atividades executadas. Então, quem tiver qualquer dúvida em relação às contratações, medições e prestação de contas pode nos procurar. A Sanesc vai deixar transparente o processo e, afinal de contas, esse TAC é assinado pela Sanesc com o Município e o Ministério Público. Então a gente vai prestar conta de tudo, deixando muita clareza nesse processo”, contou.


Cainã Teodoro detalhou, ainda, que a Sanesc criou uma comissão para acompanhar o trabalho e, deixou claro, que todas as definições das obras serão tomadas pela companhia, que é quem tem profissionais com conhecimento na área. “A Sanesc já apresentou uma comissão formada por representantes do nosso setor jurídico, contábil e operacional para acompanhar todo esse processo junto ao Consórcio formado pelos 14 empreendedores. As empresas são privadas, mas o recurso é público, afinal ele tem origem no TAC firmado com a prefeitura e, assim como todo recurso público, deverá ser prestado conta e ser usado com transparência e responsabilidade”, pontuou.

Ver mais sobre Senador Canedo AQUI
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscreva

Postar um comentário

Comentários