Senador Canedo: Centro de Reservação de água da região sul é entregue, obra atenderá 18 bairros


Obra contou com mais de 4 milhões de investimentos e abrange 18 bairros e mais de 35 mil pessoas

Nesta terça-feira, 12, a Prefeitura de Senador Canedo, por meio da Agência Municipal de Saneamento (Sanesc), inaugurou o Centro de Reservação de água da região Sul (campo do Trajano).

A obra construída em tempo recorde, irá abastecer cerca de 35 mil pessoas, 18 bairros que segundo a Sanesc deixam de sofrer com a falta de água constante.

A obra teve início em 2021 após a trágica queda do antigo reservatório que abastecia a região. No ocorrido, além do reservatório, outras seis casas foram atingidas, sendo uma delas, reconstruída pela Prefeitura do zero.


Segundo o presidente da Sanesc, Cainã Teodoro toda a obra só saiu do papel por conta do planejamento feito, “Só deu funcionalidade porque existe planejamento na gestão do prefeito Fernando Pellozo, então nós antecipamos a obra de expansão da região Sul. Foram mais de 4 milhões de investimentos, entregando o novo Centro de Reservação para a região que foi afetada pela queda do reservatório, e também as seis casas que foram atingidas”.

Todo o projeto gira em torno de 25 milhões de reais de investimentos, isso por que no local ainda serão construídos outros dois reservatórios que aumentarão a capacidade de armazenamento para 8 milhões de litros de água tratada.

Segundo o prefeito Fernando Pellozo essa obra foi um grande feito para a administração “Foi um grande teste para nossa gestão, a pouco mais de 8 meses, a queda do reservatório surpreendeu a todos, e menos de nove meses depois poder entregar esse reservatório com mais de 1,5 milhões de litros de água, e todas as casas reconstruídas, todas reformadas, todos indenizados, é um grande feito”, destacou.


Nova estrutura e mais segurança

O novo Centro de Reservação agora será mais seguro, a obra se trata de um reservatório apoiado o que traz mais segurança e eficiência. O engenheiro da Sanesc, Arthur Moreira explica como foi realizada a construção do reservatório, “Antigamente tínhamos um reservatório bipartido cilíndrico, um reservatório muito alto com cerca de 30 metros sem apoio algum, agora o novo é um reservatório apoiado, com 5 metros de altura, e o mais importante com 50% a mais de capacidade de armazenamento, e 6 vezes menor, isso gera mais segurança para a população da região“, concluiu.

Construída em tempo recorde, obra atenderá os moradores da região Sul abrangendo bairros com Residencial Pedro Miranda, Dona Lindu, Monte Azul, Vila São Sebastião e setores vizinhos.

Esse projeto será expandido também para os moradores do Morumbi, bairro que fica a cerca de 15 quilômetros da região central da cidade, que será abastecido pelas obras de ampliação deste Centro de Reservação que passará a ter capacidade para 8 milhões de litros de água.


David Max / Fotos: Vitória Carvalho

Ver mais sobre Senador Canedo AQUI
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscreva

Postar um comentário

Comentários