Prefeitura de Caldas Novas cria força-tarefa para enfrentar casos de dengue


Por determinação do prefeito Kleber Marra, a Prefeitura de Caldas Novas decretou estado de emergência em saúde pública no município e criou força-tarefa para enfrentar aumento abrupto de casos de dengue

A decisão foi tomada em reunião realizada na tarde da quarta-feira, 20, com a presença de representantes de diversas secretarias e de membros do Comitê de Enfrentamento à Dengue, criado pela Secretaria de Saúde (SMS).

As ações da força-tarefa serão coordenadas pelo Departamento de Endemias, com apoio de vários órgãos. Na oportunidade, ficou deliberada, a contratação, em caráter emergencial, de novos agentes de endemias e de maquinário para a limpeza e roçagem em toda extensão do município.

Entre as ações discutidas, estão ainda, a realização de um dia D de combate ao mosquito da dengue com orientação aos moradores, remoção de criadouros dos mosquitos e busca ativa de casos suspeitos da doença, além de mutirões de limpeza onde a população poderá fazer o descarte de resíduos que não podem ser recolhidos pelas coletas domiciliares, contribuindo para eliminar os focos irregulares de lixo na cidade.

O objetivo da força-tarefa é fazer uma varredura nos locais com possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypti. Serão vistoriados domicílios e terrenos privados, com atenção aos pontos onde há água parada: “A Prefeitura vai fazer o seu dever de casa, mas o cidadão também precisa fazer o seu papel”, destacou a diretora de Endemias, Marla Marques.

O atendimento na saúde também terá mudanças. Além do remanejamento de profissionais das Unidades Básicas para os hospitais e a contratação de mais médicos, o Hospital de Retaguarda passa a atender casos de suspeita de dengue das 7h à meia noite, a partir do dia 02/05. O Hospital Municipal ‘André Ala Filho’ seguirá aberto 24 horas para atendimento de crianças e gestantes.

A força-tarefa tem envolvimento efetivo das secretarias de Saúde (Departamento de Endemias, Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica); Desenvolvimento Urbano; Demae; Fazenda e Gestão; Procuradoria; Educação e Comunicação.


Com informações da Secretaria de Comunicação Prefeitura de Caldas Novas
----


Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6 
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Siga nosso Instagram  

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários