Parceria entre Prefeitura de Senador Canedo e UFG leva serviços de saúde à famílias de imigrantes


Ação realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, ajudou a levar serviços odontológicos para famílias venezuelanas que residem no município


A prefeitura municipal de Senador Canedo, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), firmou parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), com o intuito de levar atendimento odontológico e jurídico para moradores nativos e imigrantes da cidade, ação aconteceu no sábado, 26, na sede da igreja Assembleia de Deus - Ministério Canedo.

Muitos imigrantes venezuelanos em virtude da situação do próprio país acabam deixando sua terra natal em busca de uma vida melhor para si e seus filhos. Entretanto, quando chegam ao seu destino acabam esbarrando em burocracias e na falta de dinheiro para ter acesso à saúde e à educação.

Esse foi o caso de Elizabeth Carmen Diaz, imigrante e moradora do Jardim Canedo 2. Elizabeth relata que depois da sua chegada ela se deparou com muitas dificuldades. “Quando eu cheguei aqui não tive orientação sobre atendimento à saúde, e muito menos sobre a documentação. Com eventos como esse, nós temos mais informações e conseguimos realizar nosso atendimento", afirma Elizabeth.

Ações de inclusão do público imigrante, como essa, fazem parte de diversos programas de extensão da UFG. Para este evento a parceria foi realizada com a Cátedra Sérgio Vieira de Melo, departamento coordenado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo.

Segundo a arquiteta e coordenadora da Cátedra, Suzete Bessa, as atividades do departamento têm como objetivo defender os direitos humanos e sociais de populações vulneráveis, neste caso, de imigrantes venezuelanos. Além disso, busca trazer mais dignidade para essas famílias, oferecendo os serviços básicos para a vida.

Responsabilidade social

Para a Secretaria de Saúde a participação em eventos como esse ajuda a mostrar para toda a população canedense que saúde é para todos, independente da sua naturalidade. "Nós recebemos esse convite e prontamente nos disponibilizamos para vir aqui prestar esse atendimento, a secretaria trabalha para levar saúde a todos e quando isso está aliado a informação, conseguimos combater diversas desigualdades", relata Isabella Valadão, diretora geral de saúde bucal.

Durante a ação foram atendidas mais de 100 pessoas, entre imigrantes e nativos, com aulas sobre os cuidados com a saúde bucal, procedimentos iniciais de reparos, encaminhamento para unidades básicas de saúde, orientação sobre a regularização da documentação e, além disso, as famílias em situação de risco puderam fazer a inscrição no Sistema Único de Saúde e no CadÚnico.



Carlos Willton / Fotos: Vitória Carvalho
----


Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/9RCK2Z3EOPK0eLNHnFkpxl Conteúdo e Notícias de Senador Canedo

Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Siga nosso Instagram  

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários