Senador Canedo: Conferência discute igualdade racial


Evento destacou importância da pauta social além de promover a votação de propostas apresentadas nas miniconferências realizadas na cidade


A III Conferência Intermunicipal da Igualdade Racial de Senador Canedo aconteceu na última quinta-feira, 10. Em decorrência da pandemia da Covid-19, foi realizada de forma híbrida, com a participação presencial dos integrantes dos eixos temáticos e de forma on-line para o público em geral.

Palestras e debates analisaram e discutiram as propostas aprovadas. Além disso, foram colocadas em votação, propostas que foram discutidas nas miniconferências que antecederam o evento.

A conferência também elegeu os delegados e delegadas que representarão o município na Conferência Estadual.

O evento contou com a participação de representantes dos municípios vizinhos: Bela Vista de Goiás, Caldazinha e Bonfinópolis.

Camila Estefanny, Secretária de Assistência Social de Caldazinha; Wélida Tomaz, Secretária de Assistência Social de Bonfinópolis; Kelly Cristina, representando a Prefeita de Bela Vista.

De Senador Canedo compuseram a mesa o Prefeito, Fernando Pellozo; a primeira dama e Secretária de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Simone Assis; Vice-Presidente do COMPIR, Luiz Aldama; Pai Elmo, Tata de Inkince, da nação de Omolokô; Alessia Cristina, Diretora de Políticas Afirmativas de Direitos e Cidadania; e Melissa Rocha, Gerência de Promoção da Igualdade Racial.

Carmelita Gomes



Foi destaque também a discussão do espaço democrático de construção social e participação popular o qual, tem por efeito, averiguar a implementação das políticas públicas destinadas à população negra e à efetivação da igualdade de oportunidades e fortalecimento sociais, culturais, civis e políticos pelos diversos grupos étnicos-raciais, com a palestra magna: Enfrentamento ao racismo e às outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa, política de Estado e responsabilidade de todos nós.

Em sua palestra, Elenízia da Mata, especialista em direitos sociais e vereadora da cidade de Goiás, falou das experiências vividas e quando se reconheceu preta, “Em uma peça da escola, a minha professora se virou para mim e me disse que eu não poderia fazer a princesa, por não ter cabelo grande e liso, foi a partir daí que me vi e o quanto eu teria mais batalhas pela frente”.

O delegado Dr. Joaquim Filho Adorno Santos, falou sobre o trabalho desenvolvido frente ao Grupo Especializado no Atendimento às vítimas de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância - GEACRI. “Quando assumi o cargo de delegado em uma cidade do interior, me confundiam com o pastor, quando eu dizia que era o delegado, podia ver a expressão no olhar de alguns, como se uma pessoa preta não fosse capaz de exercer uma função como essa”, disse.

Toda a sociedade civil, os movimentos sociais que participam e toda essa interação só é possível porque vocês participam, o movimento dos conselhos municipais é fazer essa mediação para que esse diálogo aconteça a fim de que a sociedade civil participe e traga as demandas, pois só assim que as políticas públicas vão ter a efetividade que a sociedade precisa”, discursou a primeira dama e secretária Simone Assis.

Em seu discurso, o prefeito Fernando Pellozo falou das lutas enfrentadas pelos movimentos étnicos-raciais. “Uma conferência como essa, em que tantas pessoas têm levado uma vida de dedicação à causa da diversidade, nós temos que lutar pela igualdade, e é o que estamos fazendo aqui hoje, lutando para que as próximas gerações possam desfrutar dessas conquistas que estamos colocando em discussão”, pontuou.

De forma virtual, a última palestra com o tema: crimes de racismo, injúria e discriminação étnico-racial e étnico-cultural foi ministrada por Tamara Andreia Rivera, promotora de justiça.


Clarah Menezes
----


Participe do nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/9RCK2Z3EOPK0eLNHnFkpxl Conteúdo e Notícias de Senador Canedo

Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Siga nosso Instagram  

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários