Como estudar em Portugal com as notas do ENEM


Facilidades, vantagens e benefícios para estudar em Portugal, ter residência fixa, poder levar a família e realizar o sonho de ser graduado na Europa


O movimento de imigração para outros países tem se intensificado nos últimos anos no Brasil. Em 2020, de acordo com dados oficiais divulgados pelo Itamaraty, o número de brasileiros no exterior apresentou um aumento de 16% quando comparado a 2018. Em números, a estatística representa 4,2 milhões de pessoas que buscam novas oportunidades em outras nações.

Entre os destinos procurados por quem deseja dar um até logo para o Brasil, Portugal ganha destaque na lista com quase 184 mil residentes brasileiros.

Segundo o SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), em 2020, nossos nativos chegaram a ocupar a parcela de 28% de todos os estrangeiros no país europeu.

Além de uma estatística, essa porcentagem também carrega a história de vida de diversos perfis de pessoas que decidem deixar boa parte da caminhada no Brasil e seguir para novas experiências. Dentre esses, os estudantes. O que alguns não sabem, é que, além de novas vivências, quem garante uma vaga como aluno no país europeu também desfruta de uma série de vantagens importantes para os que idealizam uma vida na Europa.

"Estude em Portugal"



O blogueiro Higor Cerqueira está à frente do projeto "Estude em Portugal'', que facilita o processo de imigração dos brasileiros de forma legal no país e auxilia os estudantes nas diversas fases do procedimento de ingresso nas universidades portuguesas, e possui uma vasta experiência no assunto. Por isso, o mentor elencou alguns dos benefícios concedidos aos brasileiros que se tornam estudantes em Portugal. Confira:

“Os estudantes que decidem pela imigração gozam de alguns benefícios porque existem protocolos bilaterais entre Brasil e Portugal”, explicou Higor. “Antes de seguirmos para as vantagens, é legal destacar que o brasileiro já está um passo à frente por dominar o idioma dos portugueses. Assim, aquele tipo de barreira por não ser fluente em outra língua não existe”, ponderou.

5 vantagens e benefícios para os Brasileiros:

·Brasileiros podem usar a nota do ENEM em Portugal

Após a permissão por parte da legislação portuguesa para que universidades do país pudessem criar processos seletivos para estrangeiros, alguns acordos entre Brasil e Portugal foram estabelecidos. “De acordo com o Estatuto do Estudante Internacional (EEI), pode-se utilizar a nota da prova nacional de acesso às universidades do país de origem (no caso dos brasileiros, o ENEM) para ingressar no ensino superior português, mesmo sem ter nacionalidade europeia”, indicou Higor.

·Permissão para trabalhar e levar a família junto

Higor Cerqueira destaca que o título de residência de longa duração para fins de estudo permite aos estudantes brasileiros o exercício de atividades remuneradas. “Além disso, o mesmo título também permite expandir a autorização de residência para os dependentes familiares (filhos e cônjuges) por meio de um processo chamado Reagrupamento Familiar”.

·Acesso ao sistema de saúde pública

A saúde é um ponto de insegurança quando o assunto é viagem internacional, ainda mais quando se trata de um período longo fora do país de origem. No entanto, brasileiros estudantes em Portugal podem ter um pouco de descanso nesse sentido. “Graças a um acordo firmado entre os serviços de saúde pública do Brasil e de Portugal, os estudantes brasileiros podem solicitar ao SUS (Sistema Único de Saúde), um documento chamado PB4, que lhes confere acesso ao atendimento público de saúde em Portugal, tal como um português”, informou o blogueiro.

·Residência permanente

A conquista da autorização de residência permanente em países do exterior é o sonho de muitos. Por isso, Higor destaca esta como uma das grandes vantagens de se tornar um estudante em Portugal. “Após 5 anos morando legalmente em Portugal, o estudante poderá dar entrada na nacionalidade portuguesa por tempo de estada”, informou.

·Diploma válido em todos os países da Europa

Após o acordo firmado entre os ministros da educação de 29 países europeus, conhecido como Tratado de Bolonha, que fomenta a unificação da educação superior na Europa, os profissionais formados em Portugal passaram a ter o direito de exercer suas profissões em todo território Europeu. “Por fazer parte da União Europeia, o diploma emitido em Portugal é automaticamente válido para todos os países do território. Vale destacar que, no caso do Brasil, o diploma precisa ser revalidado porque o sistema de ensino é diferente do europeu”, ressaltou Higor.

Para conferir outras dicas de como se tornar um estudante na Europa, acompanhe:



Lu Pimentel
----


Acesse nosso grupo no WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JBJD6YZE0scBGAqHecmyD6
Conteúdo e Notícias
Leia a descrição

Inscreva-se



Siga nosso Instagram

Curta a FanPage

Postar um comentário

Comentários