Banner

Aparecida: Central de Regulação passa a funcionar em novo endereço


Nova sede, localizada no Bairro Independência, começou a funcionar nesta terça-feira, 8 de fevereiro

Com o objetivo de oferecer mais conforto aos servidores e usuários do SUS de Aparecida de Goiânia, a Superintendência de Regulação, Avaliação e Controle (SRAC) começou a funcionar em novo endereço hoje, terça-feira, 8 de fevereiro.

A nova sede do órgão, conhecido popularmente como Pró-REG, fica na Avenida Atlântida, Quadra 3, Lote 1, Pátio Independência, Bairro Independência. O local vai funcionar, aberto ao público, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

As novas instalações da SRAC tem 561 metros quadrados e conta com amplos ambientes para melhor acomodar os trabalhadores e a população. “Aparecida cresceu bastante na última década e o serviço público precisa acompanhar essa expansão. O objetivo do prefeito Gustavo Mendanha é que nossa cidade tenha um SUS, no mínimo, a nível da rede privada de saúde e isso contempla todos os nossos órgãos. Não à toa, em cinco anos à frente da Prefeitura, ele inaugurou o maior hospital municipal do Centro-oeste, o Hmap, abriu um Centro de Especialidade, entregou uma UPA 24h, investiu na reforma das outras duas unidades de Pronto Atendimento da cidade, entregou oito novas Unidades Básicas de Saúde e 18 foram ampliadas e readequadas. A lista não para de crescer e agora chegou a vez da SRAC”, disse o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

O superintendente de Regulação, Avaliação e Controle de Aparecida, Luciano de Moura, explica que, dentre outras funções, o órgão é responsável por estruturar, coordenar, supervisionar, e orientar as ações de regulação do acesso à assistência à saúde.

Tais ações englobam: protocolar, analisar e autorizar as solicitações de procedimentos; gerenciar filas e autorizar o encaminhamento dos pacientes para leitos de internação hospitalar propiciando o ajuste da oferta disponível às necessidades imediatas da população. “A SRAC funciona como uma verdadeira máquina de engrenagem do SUS. Nem todos os usuários do Sistema Único de Saúde de Aparecida tem contato direto com nossa superintendência, mas com certeza utiliza os serviços prestados aqui. Agora, com a nova sede, nossa expectativa é oferecer mais qualidade no atendimento”, avalia Luciano.

Segundo o gestor, na cidade, os serviços de Regulação são informatizados e descentralizados. Assim, “os moradores não precisam se deslocar para a SRAC sempre que têm algum pedido do SUS. Por exemplo, solicitações de cirurgias, exames e consultas especializadas, geralmente, podem ser cadastradas diretamente nas unidades de Saúde. Praticamente apenas solicitações de cateterismo e angioplastia; cintilografia e solicitações oriundas de outros hospitais, como o Araújo Jorge, devem ser protocoladas exclusivamente na sede da Regulação. Mas, a SRAC recebe todos os dias cerca de 300 pacientes e continuará atendendo todos que precisam”.

Nova estrutura

A nova sede da SRAC conta com recepção climatizada, computadores de última geração, salas para regulação de procedimentos eletivos de alta e média complexidade, regulação de consultas especializadas, regulação do serviço de terapia renal substitutiva, regulação de urgência, regulação de exames e diversos outros departamentos administrativos, como o de faturamento, que faz a gestão de todos os contratos de prestadores do SUS (ex: clínicas, hospitais e laboratórios) e o processamento de toda a produção executada na rede de saúde do município, público e privado; além do serviço de auditoria, que avalia a qualidade dos serviços em saúde prestados no município, denúncias, pareceres e processos de pagamento.

“Todo o local foi equipado e preparado para receber os profissionais e os usuários do SUS com mais conforto. A nova sede continua oferecendo uma ampla carteira de serviços à população, só que agora, com melhor infraestrutura, proporcionando um atendimento mais humanizado, seguro e eficiente”, reforça a diretora de Regulação, Bruna de Castro.

A diretora de Avaliação e Controle, Cilene Alves, lembra que a inauguração da nova sede não contará com nenhuma solenidade oficial: “Nosso objetivo era fazer uma grande inauguração para celebrar essa mudança, mas o cenário atual não permite aglomerações. Ainda assim, mesmo à distância, vale a comemoração, porque essa é uma conquista de toda a população”.

Confira abaixo a lista dos serviços oferecidos pela SRAC:

1- Atendimento às solicitações de internações de urgência e emergência;

2- Atendimento às solicitações de cirurgias eletivas;

3- Atendimento às solicitações de entrada em procedimentos, consultas especializadas ou exames;

4- Atendimento às solicitações de exames clínicos e de imagem;

5- Atendimento para Terapia Renal Substitutiva (TRS);

6- Atendimento ao Tratamento Fora do Domicílio (TFD);

7- Aquisição de Procedimento;

8- Atendimento a consultas especializadas;

9- Faturamento e contratos com os serviços de saúde;

10- Auditoria.

Informações Secom

Ver mais sobre Aparecida AQUI
__________



Para ver mais vídeos do Canal da Lucieni, se inscreva

Postar um comentário

Comentários